- Descrição
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Mais uma vez, escrevo com aqueles que foram e são meus alunos, parceiros e colaboradores, estamos há muito tempo juntos, e vimos como este tema evoluiu em termos de teoria, práticas diagnóstica e intervenção, possibilitando nova visão, mais abrangente e precisa dos Transtornos de Aprendizagem.
Desde nossa primeira obra, passaram-se dez anos que nos possibilitaram mudanças de pensamentos, instrumentalização, técnicas e principalmente de proximidade cada vez maior de nós mesmos como pessoas que estudam juntas e estabelecem metas únicas.
Nosso objetivo foi abordar o tema de seu princípio ao fim, dentro do que entendemos ser importante para as pessoas saberem sobre como e porque, às vezes, o aprender torna-se tão complexo. Procuramos utilizar linguagem simples e de fácil acesso para que esta, como nossas demais obras, esteja, ao alcance de pais, professores e todos os profissionais que se interessam pelo tema, espero que tenhamos atingido nosso propósito.Sumário
Parte 1 – Bases neurobiológicas da aprendizagem
Capítulo 1: Neurodesenvolvimento e aprendizagem
Capítulo 2: Genética e aprendizagem
Capítulo 3: Atenção
Capítulo 4: Linguagem
Capítulo 5: Percepção
Capítulo 6: Funções motoras
Capítulo 7: Memória e aprendizagem
Capítulo 8: Motivação
Capítulo 9: Emoção
Capítulo 10: Funções executivas
Parte 2 –Avaliação dos transtornos de aprendizagem
Capítulo 11: Avaliação fonoaudiológica
Capítulo 12: Avaliação neurológica
Capítulo 13: Avaliação neuropsicológica
Capítulo 14: Avaliação psicopedagógica
Capítulo 15: Avaliação psiquiátrica
Parte 3 – Transtornos de Aprendizagem: do geral aos específicos
Capítulo 16: Transtornos de aprendizagem: Conceito e classificação
Capítulo 17: Neuropsicologia da Dislexia do desenvolvimento
Capítulo 18: Discalculia do Desenvolvimento
Capítulo 19: Disgrafia
Capítulo 20: Disortografia
Capítulo 21: Habilidades não verbais
Capítulo 22: Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade e transtornos de aprendizagem: modelo cognitivo energético
Parte 4 – Dislexia do desenvolvimento
Capítulo 23: Aspectos genéticos da dislexia
Capítulo 24: Processamento visual na dislexia
Capítulo 25: Processamento auditivo na dislexia
Capítulo 26: Funções executivas na dislexia
Capítulo 27: Neuroimagem e dislexia
Capítulo 28: Principais comorbidades psiquiátricas em indivíduos disléxicos
Capítulo 29: Depressão e dislexia
Capítulo 30: Intervenção em linguagem escrita na dislexia do desenvolvimento - Comentários