- Descrição
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Este livro multidisciplinar apresenta progressos recentes em modelos teóricos, bem como em recursos para avaliação e intervenção preventiva e remediativa de transtornos de aprendizagem em quadros como dislexia do desenvolvimento, distúrbio de processamento auditivo central, disgrafia, disortografia, discalculia, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, transtornos invasivos do desenvolvimento, transtorno de ansiedade, deficiência auditiva e surdez congênita.
SUMÁRIO
Cap. 1. Paradigma neuropsicolinguístico: Refundação conceitual e metodológica na alfabetização de ouvintes, deficientes auditivos, cegos, surdos e surdocegos
Cap. 2. Neuromodulação e movimentos oculares na leitura de palavras: Estimulação transcraniana por corrente contínua
Cap. 3. Avaliando a ASPA (Avaliação Simplificada do processamento Auditivo): Normatização e efeito de inteligência não verbal sobre localização de fonte sonora e memória sequencial de sons verbais e não verbais
Cap. 4. Avaliando a BTTPA (Bateria de Testes para Triagem do Processamento Auditivo): Normatização e efeito de inteligência não verbal sobre localização de fonte sonora e memória sequencial de sons verbais e não verbais
Cap. 5. Processamento auditivo: treino auditivo formal
Cap. 6. Avaliando o PHF (Perfil de Habilidades Fonológicas): Efeitos de série escolar e de inteligência não verbal e indícios da importância do processamento visêmico
Cap. 7. Perfil da escrita da criança com dislexia
Cap. 8. Perfil neuropsicológico da criança com dislexia
Cap. 9. Associações enter habilidades sociais e dificuldades de aprendizagem na escrita em crianças
Cap. 10. Estilos parentais e dificuldades de aprendizagem na escrita: Análise de suas correlações
Cap. 11. Disgrafia na infância: Aspectos psicomotores
Cap. 12. A aprendizagem da escrita na criança com disgrafia: Aspectos interventivos
Cap. 13. Avaliação de linguagem em pessoas com síndrome de Down: Uso de testes tradicionais e computadorizados
Cap. 14. Discalculia do desenvolvimento: Identificação e intervenção
Cap. 15. Ansiedade à matemática: Identificação, descrição operacional e estratégias de reversão
Cap. 16. Habilidades sociais na infância e adolescência
Cap. 17. Indicadores precoces de psicose e sua relação com o processo de aprendizagem
Cap. 18. Neuropsicológico no transtorno de ansiedade na infância e adolescência
Cap. 19. Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: Uma revisão conceitual à luz da análise do comportamento
Cap. 20. A fonoaudiologia e o TDAH
Cap. 21. Contribuições da psicologia evolucionista para compreender as necessidades de intervenção do desenvolvimento de crianças autistas
Cap. 22. Avaliação da atenção seletiva e alternada em indivíduos autistas
Cap. 23. Habilidades semântico-pragmáticas no autismo de alto desempenho
Cap. 24. Estabelecimento de pontos de corte pela Teoria da Resposta ao Item (TRI) para uma prova equalizada com o ENADE
Cap. 25. Teoria de Resposta ao Item: Equalização da prova de Administração do ENADE
Cap. 26. Caracterização do perfil de leitura de escolares com dislexia
Cap. 27. Desempenho de escolares de ensino público e particular na adaptação brasileira da avaliação dos processos de leitura (PROLEC)
Cap. 28. Disgrafia e sua relação com o processo de aprendizagem e aspectos psicomotores
Cap. 29. Habilidades numéricas elementares: Ensinando de modo mais eficiente
Cap. 30. Avaliação neuropsicológica cognitiva da leitura: Teste de competência de leitura de palavras e pseudopalavras
Cap. 31. Dificuldades de aprendizagem e funções executivas
Cap. 32. Como calcular o grau de dificuldade na escrita sob ditado das palavras ouvidas: Tabelas de decodificabilidade fonografêmina e visibilidade orofacial dos fonemas do Português brasileiro. - Comentários