- Descrição
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Este guia prático busca proporcionar a integração entre pais, professores e fonoaudiólogos no processo terapêutico, através de atividades simples e de fácil execução. Complementarmente, apresenta uma síntese atualizada sobre o que é o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Mais especificamente, define os critérios atualmente utilizados para a determinação do seu diagnóstico clínico e níveis de comprometimento, aponta os aspectos sinalizadores do quadro que podem ser identificados já nos primeiros meses de vida, alerta para as patologias frequentemente associadas, além de explicar o processo de desenvolvimento da comunicação e os principais comprometimentos nesse processo observados em casos de TEA, considerando-se os padrões de normalidade. Destaca, ainda, a importância de um conhecimento básico sobre o assunto para que se possa identificar suas reais necessidades, habilidades e limitações. Enfatiza, também, que as atividades aqui propostas dependem da orientação do fonoaudiólogo, após avaliação individual e planejamento terapêutico adequadamente direcionado a cada caso. 1 Introdução 2 Transtorno do Espectro do Autismo 2.1 Histórico 2.2 Etiologia 2.3 Transtorno do Espectro do Autismo: diagnóstico 2.3.1 Critérios para o diagnóstico Clínico de Transtorno do Espectro do Autismo, segundo o DSM-5 (2013) 2.3.2 Níveis de comprometimento em casos de Transtorno do Espectro do Autismo, segundo o DSM-5 2.4 Aspectos sinalizadores dos quadros de TEA 2.4.1 Distúrbios de modulação sensorial 2.4.2 Ausência de contato visual 2.4.3 Ausência de intenção comunicativa 2.4.4 Alterações comportamentais 2.4.5 Ausência do jogo simbólico 2.4.6 Alterações na função executiva 2.4.7 Alterações na teoria da mente 2.4.8 Alterações na coerência central 2.4.9 Dificuldades em estabelecer a atenção compartilhada 2.4.10 Dificuldade em estabelecer a troca de turnos 2.5 Patologias frequentemente associadas aos quadros de TEA 3 Desenvolvimento da comunicação, interação e aprendizado considerado dentro dos padrões de normalidade 4 Comprometimentos em aspectos da comunicação em casos de TEA 5 Estimulação da comunicação, da interação e do aprendizado em casos de Transtorno do Espectro do Autismo: orientações importantes 5.1 Reforçadores 5.2 Organização da rotina e adequação comportamental 5.2.1 Agenda funcional para casa 5.2.2 Agenda funcional escolar 5.2.3 Agenda funcional comportamental 5.3 Preparação do ambiente e horário para a realização das tarefas 5.4 Adequação sensorial 5.4.1 Adequação da percepção visual 5.4.2 Adequação da percepção auditiva 5.4.3 Adequação da percepção gustativa 5.4.4 Adequação da percepção olfativa 5.4.5 Adequação da percepção tátil 5.4.6 Adequação da propriocepção e do sistema vestibular 6 Atividades para a estimulação da fala, da linguagem, da interação e do aprendizagem em casos de TEA 6.1 Estimulação do contato visual 6.2 Estimulação da intenção comunicativa e interação 6.2.1 Mudanças de rotina, ambiente e comportamento 6.2.2 Estimulação da intenção e comunicação não verbal 6.2.3 Desenvolvendo do vocabulário 6.2.4 Estimulação da interação e da comunicação verbal 6.2.5 Instalação e fixação de fonemas 6.2.6 Sequenciamento 6.2.7 Estimulação da percepção auditiva (importante quando diante de deficiência visual) 6.3 Desenvolvimento da linguagem e do vocabulário 6.3.1 Atenção compartilhada 6.4 Estimulação da comunicação espontânea 6.4.1 Função executiva 6.4.2 Teoria da mente 6.4.3 Troca de turnos 6.4.4 Coerência Central 6.4.5 Jogo simbólico 6.5 Adequação da colocação pronominal 6.6 Inibição da ecolalia 6.7 Instalação e fixação de fonemas 6.7.1 Percepção auditiva e visual 6.8 Estimulação da comunicação alternativa 6.8.1 Associação
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