- Descrição
-
O TCLPP é instrumento psicométrico e neuropsicológico cognitivo para avaliar a competência de leitura silenciosa de palavras isoladas, e servir de coadjuvante para diagnóstico diferencial de distúrbios de aquisição de leitura. Este manual traz a normatização e validação do teste para o Ensino Fundamental. As tabelas de normatização permitem avaliar o grau de desvio entre o padrão de leitura da criança e o padrão de leitura normal de seu grupo de referência, de acordo com o nível de escolaridade permitindo identificar a zona de desenvolvimento proximal. O TCLPP permite interpretar os dados do padrão de leitura específico apresentado pela criança quanto ao modelo do desenvolvimento de leitura e escrita, e inferir o estágio de desenvolvimento (logográfico, alfabético, ortográfico) em que ela se encontra e as estratégias de leitura (ideovisual ou logográfica, perilexical ou fonológica, lexical) prevalecentes. Fornece visão integrada e aprofundada do grau de desenvolvimento e preservação dos diferentes mecanismos, rotas e estratégias envolvidos na leitura competente, para lançar luz sobre a natureza da dificuldade específica. Para isso, compara o desempenho sob diferentes tipos de itens psicolinguísticos, como palavras e pseudopalavras, e em diferentes associações com figuras. O processamento cognitivo desse material psicolinguístico requer diferentes competências, como a estratégia ideovisual ou logográfica, a estratégia fonológica ou perilexical, e a estratégia lexical, que se desenvolvem nas etapas logográfica, alfabética e ortográfica, respectivamente.
Para adquirir (COMPRAR) a licença de uso do Caderno de Aplicação do Teste de Competência de Palavras e Pseudopalavras – TCLPP para aplicação individual a alunos ou pacientes, você deverá acessar o site da Editora: www.cadernos-memnon.com.br
Sumário
1 - O Teste de Competência de Leitura de Palavras e Pseudopalavras (TCLPP)
1.1 Substrato teórico e objetivos do TCLPP
1.2 Constituição do TCLPP
1.3 Modos de aplicação do TCLPP
2 - Estudos prévios com o TCLPP
3 - Estudo global para análise de precisão, validade e normatização do TCLPP
3.1 Método
3.2 Análise de itens e precisão
3.3 Evidências de validade por relação com série escolar
4 - Normas para aplicação, correção e interpretação do TCLPP
4.1 Normas para aplicação
4.2 Normas para correção
4.3 Normas para interpretação
5.Tabelas de classificação normatizada da pontuação de alunos de 1ª A 4ª série do Ensino Fundamental na versão original do TCLPP e em seus sete subtestes
5.1 Normatização do TCLPP (pontuação total) para 1ª, 2ª, 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental
5.2 Normatização do subteste de aceitação de palavras corretas regulares (subteste CR) do TCLPP para 1ª, 2ª, 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental
5.3 Normatização do subteste de aceitação de palavras corretas irregulares (subteste CI) do TCLPP para 1ª, 2ª, 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental
5.4 Normatização do subteste de rejeição de palavras vizinhas semânticas (subteste VS) do TCLPP para 1ª, 2ª, 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental
5.5 Normatização do subteste de rejeição de pseudopalavras vizinhas visuais (subteste VV) do TCLPP para 1ª, 2ª, 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental
5.6 Normatização do subteste de rejeição de pseudopalavras vizinhas fonológicas (subteste VF) do TCLPP para 1ª, 2ª, 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental
5.7 Normatização do subteste de rejeição de pseudopalavras homófonas (subteste PH) do TCLPP para 1ª, 2ª, 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental
5.8 Normatização do subteste de rejeição de pseudopalavras estranhas (subteste PE) do TCLPP para 1ª, 2ª, 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental
6 - Exemplos de interpretação dos escores no TCLPP
6.1 Padrão de desenvolvimento de estratégias de leitura em crianças de 1ª a 4ª série
6.2 Padrão de desenvolvimento de estratégias de leitura em crianças disléxicas
6.2.1 Arrozoado teórico: a dislexia do desenvolvimento
6.2.2 Método
6.2.3 Resultados e discussão
6.2.4 Conclusões
6.3 Padrão de desenvolvimento de estratégias de leitura em crianças alemãs
6.3.1 Arroazoado teórico: influência da ortografia sobre o uso diferencial das estrátegias de leitura
6.3.2 Método
6.3.3 Resultados
Referências - Comentários