- Descrição
-
O livro “Sobre o Silêncio”, de Andréa Bomfim Perdigão, mostra a importância do silêncio no mundo atual. Como vivemos numa sociedade onde o ruído predomina, onde todo ser humano é voz e tudo emite som, a escuta e a reflexão deixa de ter importância.
A fala atropela a desaceleração do corpo e da mente, perdendo objetividade; a cultura ocidental tende a preencher o silêncio, ela não sabe lidar com esse momento de introspecção.
Através de 15 entrevistados selecionados pela importância que têm na sociedade urbana, a autora narra as experiências de cada um com o silêncio no âmbito pessoal e profissional; artistas, fonoaudiólogos, escritores e psicólogos dão pistas de como esse período de encontro com o “eu” contribui a uma vida mais equilibrada. Para os artistas, o silêncio sensibiliza o espaço e as formas; os da área da saúde acreditam nele como forma de conhecimento do corpo e da mente, para obtenção da cura; há ainda o grupo que o vê como expressão daquilo que não pode ser verbalizado.
Escrito de forma leve e dinâmica, a autora proporciona uma aproximação entre o leitor e o próprio silêncio. No correr das páginas, o livro freia a intolerância à ausência de ruído e apresenta caminhos para a descoberta da voz interior. Sem que haja um caráter científico, mas humano, cada depoimento diminui o vazio que existe entre o cotidiano e o silêncio. - Comentários