z-close
Mais Visões

Singularidade na Inclusão

Autor: Fabrício
Editora: Pulso
Por: R$40,00
6x de R$6,67 sem juros

Mostra que inclusão escolar não se resume a ter o aluno matriculado, mas é permitir que ele seja aprendiz dentro de sua dificuldade.

ISBN: 9788589892285 Edição: 1/2007 Páginas: 176 Acabamento: Brochura
ok + -
Descrição

Projeto alimentado pela experiência clínica e escolar, somada a pressupostos da pedagogia, psicopedagogia e psicologia, o livro “Singularidade na Inclusão – Estratégias e Resultados” prova que inclusão escolar não se resume a ter o aluno matriculado; mas é permitir que ele seja aprendiz dentro de sua dificuldade. É proporcionar um ensino que o auxilie no combate a essa dificuldade.

Para que isto seja possível, as autoras Nívea Maria de Carvalho Fabrício, Vânia Carvalho Bueno de Souza, Vera Blondina Zimmermann defendem a necessidade de profissionais capazes e preparados que desenvolvam habilidades e respeitem diversidades: incluir não é formação de grupos, mas a coexistência das diferenças.

A obra explica que as expectativas conscientes e inconscientes dos pais sobre os filhos, muitas vezes, sobrecarregam-o, tendo como efeito o déficit de aprendizagem. As autoras também fazem uma ponte entre as diferentes reações dos alunos aos estímulos grupais e educacionais, com o despertar de desejos que se extrai da relação mãe-bebê, onde a figura materna atua na representação da realidade. Outra variável é a elaboração do Eu e o processo identificatório no meio social, onde há um diálogo entre o desempenho na aprendizagem e a transformação da zona sensorial para a zona erógena.

Diante disso, atividades de contexto psicopedagógico são propostas, e casos de alunos com dificuldades e as devidas medidas para solução do desvio são apresentadas no que é chamado no livro de “Projeto Singular”. Nele se fixa que cada caso merece um projeto especial.

Crianças com problemas de auto-estima, concentração e aceitação grupal necessitam de pais, pedagogos e toda escola – estrutura física e humana – unidos para o avanço na aprendizagem. O livro elucida que a melhor maneira de ajudar o aluno não é discipliná-lo, mas dar ouvidos as suas queixas e incertezas e traçar estratégias de ajuda.

“Singularidade na Inclusão – Estratégias e Resultados” propõe projetos estruturais e pedagógicos no ensino para que se amarre passado e presente do indivíduo num processo de reelaboração da psique, desenvolvendo habilidades e investindo no futuro.
Sumário

PARTE 1

I - Inclusão: possibilidades e Limites
II - O Educador e Seus Desafios nas Tarefas de “Incluir”
III - Os deasfios da Família do Aluno no Processo de Inclusão

PARTE 2

I - Processo Psicopedagógico Focado na Diversidade
1.1 - Projeto Singular
1.2 - Tutoria
1.3 - Oficinas e Agrupamentos
1.4 - A Singularidade como Estratégia na Alfabetização
II - Propostas de Estratégias Alternativas Estruturais Para a Inclusão
2.1 - Classes polivalentes ou Multiseriadas
2.2 - Salas Ambientes
2.3 - “Oficinas Jovens”
2.4 - Curso Modular
2.5 - Monitorias
III - Considerações Finais

Comentários
Avaliações de Clientes
Fechar
Resumo
Avaliações

Este produto ainda não foi avaliado.

Seja o primeiro!

Faça sua avaliação
Você está avaliando: Singularidade na Inclusão
Entrar
Se você ja é cadastrado coloque seus dados para acessar sua conta
Nova Conta

Estamos no mercado na área de saúde há mais de dez anos, buscando cada vez mais, proporcionar aos profissionais, seus pacientes e clientes, o amparo, a dedicação e inovação, através da literatura e produtos.

Contato

WhatsApp: (21) 98814-1348
[email protected]