- Descrição
-
Organizado por uma otorrinolaringologista e duas fonoaudiólogas, o livro “Respiração Oral” reúne textos de profissionais da área da saúde de diversas especialidades. Em três partes, Lílian Krakauer, Renata Di Francesco e Irene Marchesan apresentam as causas, conseqüências e soluções da respiração oral. Tratada como uma adaptação patológica os autores observam que muitos especialistas preocupam-se mais com os sintomas do que com a respiração oral em si.
Ao explicar que a respiração nasal permite o aquecimento, umidificação e filtração do ar que chega aos pulmões, o livro alerta sobre a obstrução das vias nasais dee forma crônica, como um sintoma despercebido, tornando a respiração oral uma via alternativa. Outras causas da disfunção são desenvolvidas ao longo dos capítulos, desde fatores anatômicos até malformações congênitas, infecções, inflamações, neoplasias e doenças sistêmicas.
Como as conseqüências da respiração oral podem comprometer a qualidade de vida de um indivíduo, elas são tratadas de forma minuciosa pelo livro. A decorrência da disfunção gera uma estrutura muscular com menor tônus, caracterizada pela variação morfológica da face, através do estreitamento do arco dentário e aumento da altura vertical. Além do crescimento craniofacial comprometido, o livro esclarece que muitos pacientes sofrem alterações nos pares cranianos.
Eletromiograma, Pletismograma e Rinomanometria são métodos lembrados pela obra a fim de diagnosticar a respiração oral. Entretanto, outras formas de avaliação ganham destaque ao longo das páginas; a importância da entrevista com o paciente, aliado a aplicação de um protocolo, proporcionam informações fundamentais para a interpretação do problema.
Tabelas para rápida visualização e consulta acerca dos oito pontos de medição antropométrica da face e avaliação postural, também mostram como a respiração oral afeta toda estrutura do corpo humano.
Sobretudo, os autores acreditam que entender as dificuldades do paciente e fazê-lo compreender o diagnóstico é um avanço importante no tratamento da respiração oral.
Sumário
Parte I - Respiração Oral: O Que É e Suas Conseqüências
Capítulo 1 - Definindo a Respiração Oral
Renata C. Di FrancescoCapítulo 2 - Conseqüências da Respiração Oral
Renata C. Di FrancescoCapítulo 3 - Crescimento Craniofacial e Distúrbios da Respiração Oral do ponto de vista Otorrinolatingológico
Renata C. Di FrancescoCapítulo 4 - Alterações dos Pares Cranianos Devidas à Respiração Oral
Vicente José Assencio-FerreiraParte II - Respiração Oral: Avaliação
Capítulo 5 - Avaliação Otorrinolaringológica da Respiração Oral
Renata C. Di FrancescoCapítulo 6 - Entrevista e Exame em Fonoaudiologia
Silvia PierottiCapítulo 7 - Protocolo de Avaliação Miofuncional Orofacial
Irene Queiroz MarchesanCapítulo 8 - Avaliação Quantitativa das Estruturas Orofaciais
Débora Martins CattoniParte III - Respiração Oral: Causas e Tratamentos
Capítulo 9 - Causas de Obstrução Nasal
Domingos Hiroshi Tsuji e Daniel ChungCapítulo 10 - As Tonsilas e sua Influência na Respiração Oral
Renata C. Di FrancescoCapítulo 11 - Rinite Alérgica: Fisiopatologia e Tratamento
João Ferreira de Mello Júnior e Olavo de Godoy MionCapítulo 12 - Terapia do Respirador Oral
Lilian Huberman KrakauerCapítulo 13 - Trabalhando com a Postura Corporal do Respirador Oral
Andréa Bomfim PerdigãoCapítulo 14 - Utilização Terapêutica da Eletromiografia de Superfície na Respiração Oral
Adriana RahalCapítulo 15 - Tratamento Ortodôntico: a Relação Entre Respiração Oral e o Crescimento Facial
Priscila Domingues de AlmeidaCapítulo 16 - A Equipe de Trabalho no Respirador Oral
Irene Queiroz Marchesan - Comentários