- Descrição
-
Este livro foi elaborado a partir dos resultados da dissertação de mestrado “PROCESSAMENTO FONOLÓGICO E DESEMPENHO ORTOGRÁFICO NA DISLEXIA DO DESENVOLVIMENTO E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM” do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da FFC/UNESP de Marília-SP.
Neste livro, trazemos as relações existentes entre as Habilidades do Processamento Fonológico e da Ortografia em escolares com Dislexia do Desenvolvimento e Dificuldades de Aprendizagem.
Como resultados, trazemos que quanto melhor for o nível de instrução da notação ortográfica melhor será o domínio das regras de codificação e melhor, mais rápido e eficaz será a identificação de escolares que apresentem alterações nas regras de codificação independente de contexto fonografêmico, uma vez que a falta de domínio destas regras podem realmente caracterizar a escrita ortográfica de escolares com dislexia do desenvolvimento devido a alterações no processamento fonológico da informação.SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO
CAPÍTULO 1
INTRODUÇÃO
1.1. Diferença entre as Definições de Dislexia do Desenvolvimento e Dificuldades de Aprendizagem
1.2 Ortografia e as Habilidades do Processamento FonológicoCAPÍTULO 2
DELINEAMENTO DO ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE ORTOGRAFIA E HABILIDADES DO PROCESSAMENTO FONOLÓGICO NA DISLEXIA DO DESENVOLVIMENTO
2.1 A Avaliação dos Escolares
2.1.1 Seleção dos Escolares
2.1.2 Procedimentos Avaliativos
2.1.3 Análise EstatísticaCAPÍTULO 3
RELAÇÕES ENTRE A ORTOGRAFIA E AS HABILIDADES DO PROCESSAMENTO FONOLÓGICO NA DISLEXIA DO DESENVOLVIMENTOCAPÍTULO 4
DISCUTINDO AS RELAÇÕES DA ORTOGRAFIA COM AS HABILIDADES DO PROCESSAMENTO FONOLÓGICO NA DISLEXIA DO DESENVOLVIMENTOCAPÍTULO 5
CONSIDERAÇÕES FINAISREFERÊNCIAS
SOBRE AS AUTORAS
- Comentários