- Descrição
-
“Este livro oferece a versão original da Prova de Consciência Sintática (PCS) validada e normatizada para avaliar a habilidade metassintática de escolares de 1a. a 4a. séries do Ensino Fundamental.
A Prova de Consciência Sintática (PCS) constitui instrumento seguro para avaliar as competências do escolar no contexto da metassintaxe, e é parte do programa de pesquisa e desenvolvimento de instrumentos de avaliação e intervenção em desenvolvimento e distúrbios de linguagem oral, escrita e de sinais que objetiva identificar os componentes de diferentes métodos de ensino mais criticamente eficazes para desenvolver as competências metalingüísticas tão essenciais ao rendimento escolar.
O professor conta, agora, com mais um instrumento valiosíssimo para transformar efetiva e eficazmente a sua prática pedagógica, neste caso conhecendo as habilidades metassintáticas de cada aluno e, partir daí, refletindo sobre a melhor forma de intervir e implementando práticas com resultados que podem ser de fato benéficos.”
SumárioCapítulo 1: Avaliando a habilidade metassintática por meio da Prova de Consciência Sintática
A Prova de Consciência Sintática (PCS) - Julgamento gramatical, Correção gramatical, Correção gramatical de frases com incorreções gramatical e semântica, Categorização de palavras.
Estudo Piloto - Perspectiva geral, Objetivo, Método, Resultados.
Capítulo 2: Normatização preliminar da PCS
Estudo de validação e normatização da PCS - Método; Resultados (PCS: Validade discriminativa de série escolar e idade - PCS: Estudo preliminar de normatização para 1ª a 4ª séries)
Capítulo 3: Validação da PCS
Estudo de validação da PCS - Método; Resultados (Estrutura interna da PCS - Análise da validade da PCS por correlação entre pontuação geral na PCS e nos outros testes: Correlação entre a consciência sintática e a consciência fonológica e habilidades de leitura - Análise das correlações entre a pontuação geral em outros testes e a pontuação em cada subteste da PCS.)
Capítulo 4: PCS: Normatização por série escolar com 622 estudantes de 1ª a 4ª séries do ensino público
Estudo de normatização com amostra das duas escolas públicas municipais de Santos e Capão Redondo - Método; Resultados
Referências Bibliográficas
- Comentários