- Descrição
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O Número I da Série Fonoaudiologia na Prática Hospitalar da Pró-Fono enfatiza a importância da sistematização de avaliações com base em evidências científicas, de forma a estabelecer parâmetros para o controle objetivo e sistemático de tratamentos ou processos terapêuticos, possibilitando o monitoramento de sua eficácia, eficiência e efeito. Neste Número, o fonoaudiólogo encontrará a proposta do Protocolo de Avaliação Clínica da Disfagia Pediátrica (PAD-PED) que se propõe a: identificar as alterações na dinâmica da deglutição em crianças, considerando as etapas do desenvolvimento do sistema estomatognático; caracterizar os sinais clínicos sugestivos de penetração/aspiração laringotraqueal; avaliar o impacto da disfagia na funcionalidade da alimentação; e auxiliar o fonoaudiólogo na tomada da conduta mais acertada, a partir dos resultados da avaliação. A contribuição do PAD-PED para a Fonoaudiologia na Área da Disfagia Infantil consiste em três aspectos principais: a forma de apresentação que considera todas as etapas do desenvolvimento das funções estomatognáticas e do processo de transição alimentar, desde um mês de vida até os sete anos e onze meses de idade; Escala de Severidade da Disfagia específica para a população infantil, que fornece ao fonoaudiólogo parâmetros mais objetivos para se determinar a gravidade da disfagia em cada caso, auxiliando-o na tomada da conduta mais acertada; e a possibilidade de padronização dos serviços de disfagia pediátrica facilitando, assim, a criação e gerenciamento de bancos de dados e do controle de indicadores de qualidade do serviço. Protocolo de Avaliação Clínica da Disfagia Pediátrica (PAD-PED) Proposta Justificativa Sua Construção População Alvo Sua Contribuição Sua Composição Sua Aplicação Fluxograma do Processo de Avaliação Instruções de Aplicação O Protocolo Classificação do Grau da Disfagia Pediátrica Considerações Finais Referências Bibliográficas
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