- Descrição
-
OBJETIVO: O objetivo do PROHFON (Protocolo de Avaliação das Habilidades Metafonológicas) é o de avaliar as habilidades metafonológicas, que são preditoras da aprendizagem da leitura e escrita. Este protocolo é composto por 12 provas (silábicas, fonêmicas e supra-segmentais), as quais utilizam figuras a fim de evitar sobrecarga de memória.
INDICAÇÃO E USO: o PROHFON pode ser utilizado por fonoaudiólogos, fonoaudiólogos educacionais, pedagogos e psicopedagogos que atuam na avaliação e na intervenção de escolares com queixas de problemas de aprendizagem nos contextos clínico e educacional.
Este protocolo é indicado para avaliar escolares do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, sendo possível classificar cada habilidade em "sob atenção" (habilidades a serem trabalhadas) e "esperado", de acordo com o ano escolar (aplicação coletiva e/ ou individual).
Além disso, o PROHFON traz como diferencial estudos de casos e comparação para escolares com diagnósticos de Dislexia do Desenvolvimento e de Transtornos de Aprendizagem.
MATERIAL: O PROHFON é composto por quatro cadernos: Manual de Instrução para Aplicação e Análise dos Resultados; Caderno de Aplicação Individual de dupla face (uma voltada para o Examinador com as instruções de aplicação e outra voltada para os escolares); Caderno de Aplicação (versão coletiva) e Caderno de Resposta (versão coletiva). A Folha de resposta (versão individual) e o Caderno de Resposta (versão coletiva) estão disponíveis para download no site: www.booktoy.com.br/conteudo-exclusivo.
Sumário
Índice de Figuras e quadros
1 - Introdução
Indicação
Objetivo
MaterialConsiderações sobre aplicação
Aplicação em contexto educacional
Aplicação em contexto clínico
2 - Parte 1 - Critérios para elaboração do Protocolo de Avaliação das Habilidiades Metafonólógicas - PROHFON
2.1 - Fase 1 - Bases teóricas para a elaboração do Protocolo
2.2 - Fase 2 - Etapas da construção do Protocolo de Avaliação das Habilidades Metafonológicas
3 - Parte 2 - Aplicação e Interpretação dos Resultados do Protocolo de Avaliação das Habilidiades Metafonológicas - PROHFON
3.1 - Fase 1 - Instruções para a Aplicação Individual
3.2 - Fase 2 - Instruções para a Aplicação Coletiva
3.3 - Fase 3 - Procedimentos para Validação do Protocolo
3.4 - Fase 4 - Classificação do Protocolo de Acordo com o Ano Escolar
3.5 - Fase 5 - Estudos de CasosReferências
- Comentários