- Descrição
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É crescente a preocupação de profissionais das áreas de educação e saúde com questões relativas à surdez, especialmente em relação ao desenvolvimento de linguagem das crianças surdas. Questões que anteriormente eram respondidas com a prática inquestionável do oralismo puro, atualmente são objeto de reflexão, sugerindo a diversidade existente na intervenção em surdos. Pensando nisso, o Laboratório de Audiologia Educacional do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em parceria com a University of London e a City University de Londres, desenvolveu um Programa de Intervenção Fonoaudiológica em Famílias de Crianças Surdas (Piffcs) visando a melhoria da comunicação destas crianças com suas famílias ouvintes. De forma pioneira, o Piffcs teve como fundamento uma abordagem bilíngüe, em 10 sessões de intervenção. Outra inovação foi a integração de surdos adultos usuários fluentes da Língua Brasileira de Sinais na equipe profissional. O conteúdo deste livro cobre as vivências deste Programa e descreve a experiência de um seleto grupo de pesquisadores da Universidade de São Paulo com as crianças surdas e suas famílias. Acreditando que este seja de grande importância para fonoaudiólogos e para outros profissionais que trabalham com a Surdez, Ida Lichtig organiza e sistematiza nesta obra os instrumentos básicos para que o Piffcs possa ser realizado em contextos clínicos e educacionais. A organizadora compartilha com o leitor o acúmulo de suas experiências como fonoaudióloga, professora universitária, pesquisadora e coordenadora do Laboratório de Investigação Fonoaudiológica em Audiologia Educacional do Curso de Fonoaudiologia do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Embora o Piffcs tenha sido estruturado para crianças surdas e suas famílias, não há dúvida de que o Programa possa ser generalizado a outras áreas que visam o desenvolvimento da comunicação, graças à sua forma dinâmica e atual de abordar o trabalho com crianças e suas famílias. Índice: Capítulo I. Fundamentos para a Intervenção Fonoaudiológica em Pais de Crianças Surdas. Maria Silvia Cárnio; Maria Inês Vieira Couto. Capítulo II. A Relevância da Participação de Surdos Adultos no Programa de Intervenção Fonoaudiológica em Famílias de Crianças Surdas (Piffcs). Ida Lichtig; Maria Silvia Cárnio; Mariana Szymanski Ribeiro Gomes; Renata Akiyama. Capítulo III. Avaliando as Habilidades Comunicativas e Lingüísticas de Crianças Surdas. Ida Lichtig; Maria Inês Vieira Couto; Fabiola Ferrer Del Nero Mecca. Capítulo IV. Atuando com Famílias de Crianças Surdas. Fabiola Ferrer Del Nero Mecca; Mariana Szymanski Ribeiro Gomes; Renata Akiyama. Capítulo V. Comunicando com Crianças Surdas. Mariana Szymanski Ribeiro Gomes; Renata Akiyama; Patrícia Cristina de Andrade Pereira; Suzana Souza Souto. Capítulo VI. Análise Qualitativa do Programa de Intervenção Fonoaudiológica em Famílias de Crianças Surdas (Piffcs). Renata Mota Mamede Carvallo; Ida Lichtig; Maria Silvia Cárnio; Maria Inês Vieira Couto; Mariana Szymanski Ribeiro Gomes; Fabiola Ferrer Del Nero Mecca; Renata Akiyama.
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