- Descrição
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Diante da nova sociedade, fez-se necessário a reformulação dos papéis formadores da família e da escola. O entendimento do processo de aprender e de ensinar, frente à sociedade do conhecimento, da informação e da aprendizagem exige uma escola que atenda ao perfil social vigente, sem perder o compromisso de preparar cidadãos instrumentalizados para viver e conviver de forma competente e feliz.
As famílias, nesse contexto histórico, investem em movimentos na busca de garantir a sua sobrevivência e de melhorar sua formação profissional, transferindo para a escola o papel de educar seus filhos e de prepará-los para essa sociedade. As relações afetivas são intransferíveis!
Os professores, muitas vezes perdidos diante desse novo contexto, tem tido de repensar o desempenho do seu papel profissional. Portanto, rever suas formas de ensinar para atenderem ao compromisso social, sem deixar de ser escola, tem sido uma premente necessidade dos educadores. Tanto a família quanto a escola necessitam retomar seus conceitos, desvendar seus mitos, rever suas práticas, reavaliar suas crenças e reconstruir suas práxis.
Como psicopedagogia disparo essas reflexões com o objetivo de melhorar, tanto no âmbito da família, como no da escola, as ações educativas para a construção do sujeito-aprendiz.
Sumário
Como introdução
Capítulo I - Desafio dos novos tempos
Uma história verdadeira
A intervenção psicopedagógica frente aos percalços da aprendizagem - a busca de soluçõesCapítulo II - As dificuldades com a aprendizagem
Dificuldades na aprendizagem e as relações familiares
• Para nos entendermos
Alguns conceitos fundamentais
A família como um núcleo duradouro em permanente transformação
A escola convivendo com as diferenças
Trabalhando com famílias
FinalizandoCapítulo III - A família e a escola
Família e escola: instituições parceiras no desenvolvimento da autoestima
A família e o sintoma de dificuldade
O que acontece com a criança que não consegue corresponder às expectativas de sucesso escolar?
Limites e aprendizagem Autoestima e aprendizagem:
A escola e a família
A “novela”da lição de casa
• Dez mandamentos para os pais lembrarem na hora da lição de casa dos seus filhosCapítulo IV - A administração de conflitos, de emoções e de indisciplina
As emoções como instrumento de aprender e de ensinar
• O clima emocional e a aprendizagem
• Afetividade, sentimento e emoções
Administrando conflitos ou as emoções em sala de aula
• A indisciplina
Tentando concluirCapítulo V - A hiperatividade
Reflexão psicopedagógica sobre crianças com hiperatividade e insucesso escolar
• Os pontos em comum
• O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH)
• O diagnóstico como avaliar
• O insucesso escolar
• Como intervir?Capítulo VI - A adolescência
A adolescência nossa de cada dia - um trabalho com pais de adolescentes
• Problematizando
• A aprendizagem como ingresso para o campo produtivo
• A adolescência e a adolescência social
• A escola e o trabalho com pais de adolescentes
O projeto
SimplificandoCapítulo VII — O ensino e a aprendizagem
“Odeio Matemática!” - um olhar psicopedagógico para o ensino de Matemática e suas articulações sociais
• Redescobrindo a Matemática por intermédio da Língua Portuguesa
Para finalizar
• Respostas dadas pelos entrevistados justificando o seu ódio à MatemáticaCapítulo VIII - O brincar
Viver, brincar e aprender
• Viver... a promessa
• Brincar... a necessidade
• Aprender... a decorrência
• Viver, brincar e aprender - a meta!Capítulo IX - O papel do professor
O celular em sala de aula ou “Qualquer coisa, me ligue!”
Brincando com a figura do professor
Compartilhamento
Referências bibliográficas - Comentários