- Descrição
-
Pode ser utilizado por professores e coordenadores pedagógicos em contexto educacional de forma coletiva, e por fonoaudiólogos, psicopedagogos e psicólogos, em contexto clínico.
A aplicação do protoloco tem a finalidade de identificar que tipo de dificuldades apresentam aqueles escolares que, apesar de lerem com proficiência, não conseguem responder perguntas sobre o que leram no final da leitura de um texto, como também verificar em quais níveis da estrutura do texto encontram-se estas dificuldades, sendo possível, assim, caracterizar o perfil e classificar o desempenho do escolar em compreensão de leitura.
MATERIAL: 03 volumes
O protocolo de avaliação está dividido em três partes:
Primeira parte: é o Manual Introdutório com a descrição dos procedimentos utilizados na construção do Instrumento, que foram distribuídos em fases, sendo: Fundamentação Teórica, Etapas de Construção do Instrumento, Procedimentos para a Validação e Critérios de Normatização.
Segunda parte: contém um Manual de Aplicação, que apresenta a descrição dos procedimentos gerais de aplicação e as instruções específicas para a aplicação coletiva e aplicação individual, como também os dois textos narrativos e os dois textos expositivos com suas respectivas folhas de respostas (contendo a resposta correta assinalada) para uso do aplicador.
Terceira parte: Caderno de Aplicação com os textos em folhas separadas com suas respectivas folhas de respostas que devem ser entregues ao escolar para a avaliação e também as folhas para correção e as anotações das quantificações das respostas para cada tipo de pergunta de cada texto, sendo esta de uso exclusivo do aplicador.
Acompanha Link de download para a impressão do caderno de aplicação.
CONSIDERAÇÕES SOBRE A APLICAÇÃO
O protocolo é formado por quatro textos: dois textos narrativos e dois textos expositivos. Sendo um texto narrativo (N1) e um texto expositivo (E1) utilizados para a primeira aplicação a fim de verificar o desempenho em cada tipo de pergunta (pergunta literal e inferencial relacionadas a microestrutura e a macroestrutura do texto), seja na forma coletiva no contexto educacional, seja na forma individual, no contexto clínico. Os outros dois textos, um narrativo (N2) e um expositivo (E2) devem ser utilizados para aplicação após procedimentos de intervenção a fim de comparar o desempenho pré e pós intervenção.
- Comentários