- Descrição
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Este livro resgata e aprimora a abordagem fônica à alfabetização, fundamentando-a na história da evolução cultural da escrita, em modelos teórico-conceituais sobre o processamento cognitivo e em evidências experimentais científicas sobre o desenvolvimento de competências pela criança. Apresenta atividades lúdicas metafonológicas ricamente detalhadas e ilustradas, permitindo, assim, que sejam utilizadas efetiva e eficazmente tanto pelo professor como pelo profissional da clínica psicopedagógica. Descreve, ainda, os mais recentes achados internacionais em alfabetização que justificam a mudança de orientação rumo ao ensino fônico em países do primeiro mundo. Ao demonstrar experimentalmente a eficácia de procedimentos fônicos com crianças brasileiras, a obra busca contribuir para o real aprimoramento das práticas de alfabetização nas escolas brasileiras.Sumário
Introdução
1. Uma perspectiva geral sobre leitura, escrita e suas relações com consciência fonológica
A evolução cultural da escrita
A aquisição ontogênica da leitura e escrita
As rotas usadas para leitura
Características psicolinguísticas dos itens de leitura
A importância da rota fonológica para o desenvolvimento da leitura
Os principais padrões de disfunção da leitura
O processamento fonológico como habilidade necessária à alfabetização: a consciência fonológica, o acesso ao léxico mental e a memória de trabalho fonológica
Eficácia do procedimento para desenvolver a consciência fonológica
2. Estudos-piloto
3. Procedimento para desenvolver consciência fonológica e ensinar correspondências grafofonêmicas: descrição das atividades
Rimas e aliterações (Atividades de 1 a 9)
Consciência de palavras (Atividades 10 a 23)
Consciência silábica (Atividades 14 a 22)
Identidade fonêmica (Atividades 23 a 26)
Consciência fonêmica (Atividades 27 a 38)
Correspondência grafema-fonema (Atividade 39)
4. Estudo 1: Aplicação do procedimento para desenvolver consciência fonológica e ensinar correspondências grafofonêmicas a crianças de pré 1 à 2ª série de nível socioeconômico médio
5. Estudo 2: Análises de follow-up do procedimento para desenvolver consciência fonológica e ensinar correspondências grafofonêmicas a crianças de pré 1 à 2ª série de nível socioeconômico médio
6. Estudo 3: Aplicação do procedimento para desenvolver consciência fonológica e ensinar correspondências grafofonêmicas a crianças de 1ª série de nível socioeconômico baixo
7. Estudo 4: Análises de follow-up do procedimento para desenvolver consciência fonológica e ensinar correspondências grafofonêmicas a crianças de 1ª série de nível socioeconômico baixo
8. Discussão geral
9. Dificuldades de leitura e escrita: uma perspectiva histórica sobre a busca das causas
10. Implicações educacionais
Referências
Apêndice 1
Prova de Consciência Fonológica
Apêndice 2
Listas de itens psicolinguísticos componentes da Prova de Leitura em Voz Alta
Apêndice 3
Tabelas preliminares de normatização da Frequência de erros na Prova de Leitura em Voz Alta para os níveis escolares pré 3, 1ª e 2ª séries no meio do ano escolar
Apêndice 4
Lista de itens psicolinguísticos componentes da Prova de Ditado
Apêndice 5
Tabelas preliminares de normatização da frequência de erros na prova de Ditado para os níveis escolares pré 3, 1ª e 2ª séries no meio do ano escolar
Apêndice 6
Tabelas preliminares de normatização dos escores na PCF para o início, o meio e o final do nível escolar
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