z-close
Mais Visões

Pensamento Sequencial Série II

Autor: Zorzi
Editora: Phonics
Por: R$70,00
6x de R$11,67 sem juros

Atividades narrativas para estimulação da linguagem, da função executiva, do raciocínio lógico-temporal e da percepção de sensações e emoções.

ISBN: Edição: Páginas: Acabamento:
ok + -
Descrição

As atividades propostas por este material têm por objetivo estimular processos envolvendo a compreensão de fatos, o raciocínio abstrato, a capacidade para fazer inferências e deduções, a compreensão de relações espaciais, temporais e causais, processos estes que também envolvem memória de curto e longo prazos, assim como capacidades para planejar, regular e realizar ações. Adicionalmente, uma série de situações, envolvendo reações e sentimentos de personagens, propiciam oportunidades bastante favoráveis para um enfoque sócio emocional, na medida em que permitem a análise e o entendimento de sensações e emoções.

Material: 8 sequências formando cenas do cotidiano para serem ordenadas e verbalizadas pelas crianças, na forma de narrativas ou relatos. Cada sequência está composta por 6 figuras, totalizando 48 cartas:

-A inundação

-As laranjas

-Comi demais

-E a comida queimou

-E o vaso caiu

-Estourou o pneu

-O acidente de carro

-Viagem para a praia

A habilidade para analisar, compreender, ordenar e narrar fatos que se desenrolam a partir de relações temporais e de causa e efeito, demanda uma série de processos cognitivos de alto nível, os quais são primordiais para a aprendizagem e para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita. Compreender e narrar fatos de uma forma clara, detalhada, precisa e coerente, corresponde a uma das mais fortes demandas do ponto de vista da linguagem e das interações sociais. As atividades propostas por este material têm por objetivo estimular processos envolvendo a compreensão de fatos, o raciocínio abstrato, a capacidade para fazer inferências e deduções, a compreensão de relações espaciais, temporais e causais, processos estes que também envolvem memória de curto e longo prazos, assim como capacidades para planejar, regular e realizar ações. Adicionalmente, uma série de situações, representando reações e sentimentos de personagens, propiciam oportunidades bastante favoráveis para um enfoque sócio emocional, na medida em que permitem a análise e o entendimento de sensações e emoções. Sugestões para o clínico ou professor realizar atividades Individuais e em grupos: - Converse com as crianças sobre sequências de ações que fazem parte da rotina diária, como por exemplo, tomar banho, fazer uma refeição, escovar os dentes e assim por diante. - Selecione uma das sequências, organize-as na ordem correta, seguindo a direção da esquerda para a direita e narre os acontecimentos que cada uma delas está representando. Use, de maneira enfática, palavras que se referem a relações de tempo como “primeiro”, “depois”, “em seguida”, “antes”, “então”, etc. Evite descrever as figuras, simplesmente, sem estabelecer relações entre elas. Após seu próprio relato, o adulto deve pedir para que a criança reconte os fatos, na ordem em que eles aconteceram. Explore relações causais com perguntas envolvendo “por que” e “como”. - Selecione a segunda sequência e ofereça-a para que a criança coloque as figuras na ordem adequada, também seguindo a direção da esquerda para a direta. Peça que, após a ordenação, a criança narre os acontecimentos. Chame a atenção para a importância de seguir a ordem correta dos fatos, identificando o que vem antes e o que vem depois. - Peça para que a criança ordene as figuras da esquerda para a direita, de acordo com os acontecimentos e que narre os fatos que estão sendo representados. Incentivar o uso dos elementos verbais relativos a tempo, espaço e causalidade.

Explorar os sentimentos e reações dos personagens, como alegria, tristeza, preocupação, medo, susto, surpresa e assim por diante.

- Faça perguntas envolvendo fatores causais, temporais e sócio emocionais, como por exemplo, o que um determinado personagem pode estar sentindo ou pensando.

- Faça o seu relato, como adulto, enriquecendo a descrição dos fatos e peça para que a criança reconte, tendo como referência o modelo de narrativa dado pelo adulto.

- Peça para que a criança analise atentamente as sequências e proponha novos acontecimentos ou mudanças possíveis.

- Incentive a criança a criar suas próprias sequências, desenhando-as, narrando-as e escrevendo-as no caso de já ter alcançado um nível alfabético de escrita.

Comentários
Avaliações de Clientes
Fechar
Resumo
Avaliações

Este produto ainda não foi avaliado.

Seja o primeiro!

Faça sua avaliação
Você está avaliando: Pensamento Sequencial Série II
Entrar
Se você ja é cadastrado coloque seus dados para acessar sua conta
Nova Conta

Estamos no mercado na área de saúde há mais de dez anos, buscando cada vez mais, proporcionar aos profissionais, seus pacientes e clientes, o amparo, a dedicação e inovação, através da literatura e produtos.

Contato

WhatsApp: (21) 98814-1348
[email protected]