- Descrição
-
Óleo Essencial Laszlo Lavanda Fina GT França 10ml (Lavandula angustifólia)
São denominadas lavandas "finas" aquelas lavandas que carregam uma nota etérea e mais delicada em seu óleo essencial. Esse tipo de óleo tem a tendência a conter mais ésteres, mas nem sempre isso ocorre, sendo os componentes minoritários mais decisivos para o seu aroma delicado do que propriamente os majoritários. O cultivo em regiões mais elevadas ou o clima local (vento, umidade etc), tende a influenciar seu padrão de qualidade. As lavandas "finas" são consideradas mais calmantes e poderosamente ansiolíticas.
O óleo essencial de lavanda-fina age, portanto, ampliando o estado de relaxamento no corpo sob diversos mecanismos, além de inibir os comportamentos de ansiedade. Ele é indicado para todos os sintomas e manifestações do estresse como: tensão física e mental, distúrbios do sono, falta de energia, falta de apetite, impaciência, irritabilidade, inquietação, neurastenia, extremo pânico e histeria.
Esta sinergia natural de linalol e linalila, também promove ações anti-inflamatórias, analgésicas e antinociceptiva pela massagem. Outra vantagem terapêutica é que o acetato de linalila possui também ação antibacteriana. Sendo ativo contra Staphylococcus aureus e Escherichia coli.
Foi comprovado também que o óleo essencial possui um excelente potencial citofilático (regenerador do tecido epitelial e promotor da síntese de colágeno), antiespasmódico (cólicas e espasmos), antidepressivo, antisséptico, carminativo, desodorante, vermífugo, repelente e anti-inflamatório. É usado também para dores reumáticas, artríticas e de cabeça, e como regularizador do estômago.
INDICAÇÃO:
Indicado para problemas de stress, ansiedade, depressão, insônia, alívio da TPM e menopausa.
Propriedades
- Cicatrizante
- Analgésico
- Hipotensor
- Citofilático
- Regenerador celular
- Antibacteriano
- Antifúngico
- Antisséptico
- Anti-inflamatório
- Indicado para queimaduras, eczemas, feridas cutâneas, picadas de insetos, dores de cabeça, bolhas, espinhas, cólicas
Propriedades terapêuticas: O óleo essencial mostrou possuir efeito analgésico e considerável ação anti-inflamatória que pode ser obtida pelo uso em massagens. O óleo de lavanda também possui a capacidade de reduzir a pressão sanguínea, propriedades anti-leucêmicas e antifúngicas em candidíase por exemplo. Antisséptico, antiespasmódico, antibacteriano, antiviral e descongestionante. Útil em asma, congestão dos brônquios, resfriados, gripes e dor de garganta (atua como antiespasmódico, relaxando a respiração), dores musculares e reumatismo (possui propriedades reconfortantes e anti-inflamatórias).
Propriedades cosméticas: Na área cosmética a lavanda possui remarcáveis propriedades regeneradoras da pele e antioxidantes, ajudando na prevenção do envelhecimento precoce. Acne, furúnculos, herpes labial, dermatite, eczema, piolho, erupções cutâneas, infecções cutâneas e queimaduras do Sol. Ação: Estimula o processo de cura e promove o crescimento das células, acelerando a formação de pele nova e saudável.
Propriedades emocionais (psicoaromaterapia): Abranda as tristezas e promove a paz. A capacidade de canalização espiritual aumenta, fazendo com que informações intuitivas surjam de novas fontes. Acalmar as tensões nos permite acessar novas percepções.
A sensação causada pela Lavanda é similar a de uma chuva primaveril gentil e nutridora. Energeticamente, seu óleo manifesta bastante sabedoria, à maneira de um ancião, ou de um acolhimento amoroso em uma paz profunda. Quando a calmaria prevalece, a cura se inicia. Seu uso cura as paixões que a maioria das perturbações e tristezas na vida.
A energia do óleo de Lavanda possui uma delicadeza relaxante que apazigua o coração e inspira a calma e novas perspectivas. A tensão se dissipa e uma energia espiritual maior flui através dos corpos sutis, permitindo ao Eu manifestar seus maiores aspectos na realidade. A lavanda promove a canalização espiritual. Utilizá-la com uma intenção diligente inicia a abertura simultânea dos chacras da coroa e do coração, o que gera sentimentos de calma e paz. Ela nos ensina lições sobre a paciência no contexto da eternidade.
A lavanda estabelece os canais de comunicação entre o consciente e o inconsciente, ajudando-nos a ganhar confiança no Eu.
As lavandas (popularmente conhecidas como alfazemas) são pequenas ervas, comumente empregadas em ornamentação. Da lavanda se obtém um dos óleos mais populares no mundo dentro da aromaterapia. O termo lavanda vem do latim "lavare", "lavar", por que a planta era utilizada pelos romanos para lavar roupa, tomar banho, aromatizar ambientes e como produto curativo (indicado para insônia, calmante, relaxante, dores, etc.). Na França, a colheita da lavanda ocorre entre julho e agosto, tendo variações em outros países conforme as estações do ano. As plantas são colhidas por máquinas quando estão com botões floridos. O processo de destilação é feito à vapor da planta fresca ou seca.
Uma das melhores lavandas do mundo. Possui uma boa absorção pela pele, além de possuir todas as propriedades indicadas para a lavanda também é muito boa para o tratamento de dores musculares, tensão, e inflamações de tendões e músculos. A lavanda tradicional é multiplicada por sementes e produz o óleo de lavanda fina, que pode ser cultivada ou nascer de forma espontânea em regiões com altitude superiores a 1.000 m ao longo dos alpes da alta Provence, de Vaucluse e Drôme. É o produto de mais alta qualidade. A cor das flores da lavanda tradicional varia do branco ao azul escuro, sendo que os campos de lavanda clonada possuem uma única cor uniforme (geralmente azul).
Notou-se em um estudo com ratos que a inalação do óleo de lavanda ocasiona uma redução na lipólise (queima de gordura), com aumento do apetite e ganho do peso.
Um amplo número de pesquisas científicas validam o uso do óleo essencial de lavanda pela sua ação calmante e sedativa, efetivo contra o stress, ansiedade e depressão, insônia, além de possuir propriedades anticonvulsivas. Foi confirmado que componentes do óleo, como o linalol, consegue penetrar na pele e caem na corrente sanguínea promovendo efeitos de relaxamento e alteração na pressão sanguínea. No campo emocional a lavanda é considerada um óleo que traz uma profunda sensação de paz e tranquilidade. Desperta a paciência e tolerância, e alivia estados de stress por trazer uma sensação de liberdade que facilita a expressão.
Alguns aromaterapeutas consideram que o óleo de lavanda seja uma essência altamente espiritual, e que facilite a integração da pessoa com seu interior para um contato mais profundo com Deus. Crê-se também que a lavanda emita uma aura violeta de purificação e proteção contra energias negativas e mal olhados.
Útil em dores de cabeça, insônia, variação de humor e tensão nervosa (reconfortante, promove o equilíbrio e é calmante. Pode ser benéfico para as emoções fortes como a frustração, a irritabilidade, a ansiedade nervosa, o pânico e a insônia. Se for usado em uma concentração elevada, exerce o efeito oposto, estimulando a vigília).
Perfumaria: É a que possui o aroma mais suave e mais agradável de todas as lavandas.
APRESENTAÇÃO: Frasco de vidro contendo 10,1 mL na cor âmbar (escuro) com gotejador.
Nome botânico: Lavandula angustifólia
Origem: França
Partes utilizadas: Flor
Método de Extração: Destilação por arraste a vapor
Agricultura: Convencional
DICAS DE COMO USAR
Óleos Essenciais e Vegetais: Há vários modos de seu usar óleos essenciais: massagens, banho de imersão, compressas, inalações, escalda-pés… Veja algumas dicas de como usar os óleos:
- Massagem
Escolha o óleo vegetal BioEssência de acordo com seu tipo de pele, e até 3 óleos essenciais de acordo com a finalidade desejada. Para 30 ml (3 colheres de sopa) de óleo vegetal, que é o suficiente para aplicação no corpo todo, adicionar até 20 gotas de óleo essencial. Se preferir pingue os óleos essenciais diretamente no frasco da base vegetal ou loção (120 ml) adicionar até 60 gotas de óleo essencial.
- Difusor Pessoal
Pingar 1 gota de óleo essencial 3 vezes ao dia no
- Banho de Imersão (Banheiras)
Num recipiente diluir os óleos essenciais em óleos vegetais de sua preferência ou álcool de cereais: 1 colher (sopa) de óleo vegetal BioEssência ou de álcool, adicionar de 5 a 10 gotas de óleo essencial. Pode-se misturar até 3 tipos de óleos essenciais.
- Compressas
Pingar de 5 a 6 gotas de óleo essencial em1 litro de água quente ou fria dependendo do caso.
- Inalações
Colocar de 3 a 5 gotas de óleo essencial em um recipiente com água quente, cobrir a cabeça com uma toalha e fechar ou proteger os olhos com uma máscara apropriada. Inalar o vapor por alguns minutos.
- Aromatização Ambiental
Utilize o . Para um ambiente de 30 m2, pingue de 15 gotas de um mesmo óleo essencial ou até 3 no total.
- Spray ambiental (ou para passar roupa)
No Spray (use por exemplo um pulverizador de plantas) coloque 3 colheres de sopa de álcool (se tiver de cereais melhor) ou vodka, para diluir e adicione até 120 gotas dos óleos essenciais desejados e complete com água, agitar muito bem antes de usar.
- Banho de Chuveiro
Uma maneira simples e eficiente é pingar até 5 gotas do óleo essencial no canto do box do chuveiro e inalar durante o banho. 3 gotas em 1 colher de sopa de óleo vegetal e distribuir por todo o corpo através de auto massagem. Enxague final do banho, em um recipiente pingar ate 5 gotas de óleo essencial que não irritam a pele, completar com água do chuveiro e jogar no corpo.
- Escalda-Pés
Diluir 6 gotas do óleo essencial em 1 colher (chá) de óleo vegetal ou álcool de cereais. Adicionar em 4 litros da água quente no inverno e água fresca no verão.
- Comentários
-
Fundamentos da Terapia Holística com Óleos Essenciais das PlantasPor: R$85,006x de R$14,17 sem juros