- Descrição
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O conhecimento prévio sobre a neurologia e suas possíveis deficiências ajuda o professor no desenvolvimento cognitivo do indivíduo especial. Para tanto, “O que todo professor precisa saber sobre neurologia” cede as bases do Sistema Nervoso Central, explicando o neurônio, o córtex cerebral e a Unidade Motora. O autor Vicente Assencio-Ferreira apresenta o processo estímulo-resposta e fornece a constituição muscular e as contrações Isotônicas e Isométricas.
A linguagem é composta de símbolos sonoros e gráficos, que são entendidos conforme a percepção; o livro a divide em semântica, fonológica e sintática, descrevendo cada uma delas. Os centros cerebrais que comandam a linguagem encontram-se, em 98% da população, no Hemisfério Central Esquerdo; a obra mostra qual região do cérebro sofre estímulo nos atos de falar e escrever e como ocorre o processo de audição e compreensão da mensagem. Ao explicar como o ser humano aprende a ler e escrever, o autor relata que qualquer falha no Sistema Nervoso compromete a aprendizagem. Dada a dificuldade de perceber certas lesões cerebrais no exame neurológico, o livro indica outros métodos na identificação de disfunções.
A Dislexia é um distúrbio de linguagem hereditário e com graus de intensidade; só pode ser percebido quando a criança inicia o processo de alfabetização. Em acordo com a Associação Brasileira de Dislexia, o livro expõe as características da disfunção em três fases de desenvolvimento – Pré-Escolar, Idade Escolar e Adulto. Vicente Assencio-Ferreira conta, ainda, o que é normal, do ponto de vista da aprendizagem, em diferentes faixas etárias, e o que classifica a criança como disléxica.
Depois de relacionar o córtex cerebral, o déficit de atenção e a hiperatividade com o comprometimento da aprendizagem, o livro aborda a Epilepsia. O autor explica que nem todos que apresentam essa descarga neuronal incontrolável são epiléticos; algumas situações corroboram para as crises. A Epilepsia é classificada conforme o comprometimento da consciência e de acordo com abalos musculares; além de definir cada uma delas, o livro preocupa-se em desmistificar a Epilepsia, quebrando estigmas que prejudicam ainda mais o paciente.
Em capítulo especial, Vânia Savastano Ferri empresta seu conhecimento para realçar a importância do educador no processo de transferência de vínculos da criança que vai pela primeira vez à escola. A psicóloga explica patologias psíquicas que comprometem o rendimento escolar e abre caminhos ao tratamento eficaz.
Sobretudo, “O que todo professor precisa saber sobre neurologia” acredita que através da inclusão, algumas barreiras fisiológicas são quebradas e inúmeras outras sociais são s
uprimidas.
Sumário
Capítulo I – O Sistema Nervoso Central
O Neurônio
Neurofisiologia do Movimento
O Córtex Cerebral
As Funções e Vias de Associação do Córtex Cerebral
A Química do Comportamento
Referências BibliográficasCapítulo II – Anatomia da linguagem
A Linguagem e o Hemisfério Dominante
Fala e Fonação
Escrita
Ouvindo e Entendendo a Fala
Aprendendo a Ler e Escrever
Bibliografia ComplementarCapítulo III – Dislexia
Definição
Como Reconhecer uma Criança Disléxica?
Classificação das Dislexias
O que Fazer para Ajudar o Disléxico
Bibliografia Complementar
Anexo 1 - Para um Diagnóstico Informal da DislexiaCapítulo IV – A Criança Hiperativa
Como o Sistema Nervoso Central “Impede” a Hiperatividade
Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)
Diagnóstico do TDAH
Bibliografia ComplementarCapítulo V – Epilepsia
Introdução
Arte, Poder, Epilepsia
Definição
Exames
Tratamento
Distúrbios Associados à Epilepsia
Efeitos Indesejáveis das Drogas Antiepilépticas
Bibliografia ComplementarCapítulo VI – Distúrbios Emocionais em Escolares
Adaptação
Fobia Escolar
Síndrome do Déficit de Atenção/Hiperatividade
Agressividade
Bibliografia ComplementarCapítulo VII – Algumas Síndromes Neurológicas
Síndrome de Gilles de la Tourette
Neurocisticercose
Neurofibromatose
Autismo
Síndromes Genéticas - Comentários