- Descrição
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Este material tem como finalidade estimular, com eficácia, o desenvolvimento de habilidades auditivas, motoras, de linguagem receptiva-expressiva e de competências metafonológicas. As atividades propostas envolvem processos cognitivos e neurolinguísticos fundamentais, ativam mecanismos multissensoriais, e têm como objetivo criar condições e conhecimentos favoráveis para o pleno e firme desenvolvimento da linguagem oral e escrita. Fazendo uso de sons variados como os de animais e instrumentos musicais, de músicas, parlendas, histórias infantis, trava-língua e de atividades complementares e metafonológicas, as situações propostas apresentam jogos de escuta e jogos orais. As crianças são envolvidas ativamente nas situações propostas, o que permite-lhes aprimorar suas competências cognitivas, comportamentais, auditivas e comunicativas, na medida em que desenvolvem “trilhos neurais” de fundamental importância para toda a aprendizagem. As crianças devem ser eficazmente estimuladas em seus processos cognitivos e neurolinguísticos, desde o ensino infantil: identificando, imitando, nomeando, evocando, comparando, analisando, tomando decisões, completando, elaborando e planejando, elas terão oportunidades otimizadas para aprender. Em tempos de tantas informações, as queixas de dificuldades de aprendizagem, principalmente as de dificuldades de atenção e de memória estão cada vez mais presentes nas escolas e nos consultórios. E, muitas vezes, para poder lidar adequadamente com situações desta natureza, os pais e os educadores necessitam de orientações no sentido de “como fazer” para melhorar essas condições essenciais para o aprender. Este material mostra como direcionar e desenvolver mecanismos neuropsicológicos, como a atenção auditiva e visual da criança, juntamente com o desenvolvimento da memória e da sequencialização, entre tantas outras habilidades e funções cognitivas. Sabemos que é “brincando” que se aprende e, para tanto, devemos criar, através de situações lúdicas e atividades direcionadas, condições de aprender e desenvolver competências gerais e específicas envolvidas na linguagem oral e escrita. A alfabetização e a consolidação de competências em linguagem escrita se constituem progressivamente, sendo necessário, para tanto, que a criança possa ver “O MUNDO DAS PALAVRAS E DOS SONS” de uma forma prazerosa, lúdica e estimulante. O maior desafio, para muitos educadores e clínicos, é despertar a vontade de aprender. E este é o nosso objetivo: levar aos terapeutas e professores um material já testado ao longo do tempo e que tem se mostrado bastante útil para despertar a vontade de ensinar e a de aprender.Sumário A. Vídeos (somente no DVD) 1 - Sons de animais 2 - Sons de instrumentos musicais 3 - Padrão de duração, intensidade e frequência sonora 4 - Padrão de intensidade sonora 5 - Padrão de frequência sonora 6 - Musicais infantis 7 - Identificação de instrumentos musicais em músicas infantis 8 - Parlenda - Completar frases com palavras 9 - Histórias infantis 10 - Parlenda "Hoje é domingo" (Atividade de rima) 11 - Música "Na loja do mestre André" (Atividade de rima) 12 - Trava-línguaB. Atividades práticas complementares (DVD e impressas) 1 - Sons de animais 2 - Sons de instrumentos musicais 3 - Padrão de duração, intensidade e frequência sonora 4 - Padrão de intensidade sonora 5 - Padrão de frequência sonora 6 - Musicais infantis 7 - Identificação de instrumentos musicais em músicas infantis 8 - Parlenda - Completar frases com palavras 9 - Histórias infantis 10 - Parlenda "Hoje é domingo" (Atividade de rima) 11 - Música "Na loja do mestre André" (Atividade de rima) 12 - Trava-línguaC. Atividades extras (DVD e impressas) Atividade 13 - Quantificar usando os seus dedos o número de sílabas do seu nome e representar com círculos, traços e fichas Atividade 14 A - 14 B - 14 C - 14 D e 14 E - Segmentação silábica Atividade 15 - Inversão silábica com apoio de figuras geométricas Atividades 15 A - 15 B - 15 C - 15 D - 15 E e 15 F - Inversão silábica sem apoio de figuras Atividades 16 A - 16 B e 16 C - Atividade oral. Identificação e exclusão da sílaba inicial, final e medial Atividades 17 - Segmentação e manipulação silábicas. Dividir palavras sem sílabas faladas. Pintar o número de sílabas correspondente. Atividades 18 e 19 - Segmentação e manipulação silábicas. Pintar as palavras que começam com a mesma sílaba. Atividade 20 - Segmentação e manipulação silábicas. Descobrir quantas sílabas tem cada palavra e após recortar fazer uma escada começando da maior para a menor Atividade 21 - Segmentação e manipulação silábicas. Exclusão de sílabas. Atividade 22 - Segmentação e manipulação silábicas. Acréscimo de sílabas. Atividade 23 - Classificar figuras que tenham a mesma sílaba inicial. Atividade 24 - Classificar figuras que tenham sílabas em comum, independente da posição. Atividade 25 - Segmentação e manipulação de fonemas. Identificação de vogal inicial; descobrir com que som a palavra começa. Atividade 26, 27, 28, 29, 30, 31, 21, 33 e 34 - Segmentação e manipulação de fonemas. Descubra em que parte da lagarta está determinado som. Atividade 35, 36, 37, 38, 39 e 40 - Segmentação e manipulação de fonemas. Descubra o som com o qual as palavras começam. Atividade 41 - Segmentação e manipulação de fonemas. Descubra o som com o qual as palavras terminam. Atividade 42 e 43 - Associação letra/som. Com apoio de figuras Atividade 44 e 45 - Associação letra/som. Cole a letra correspondente ao som inicial e a figura da boca fazendo o som. Atividade 46 - Para recortar - Figura de bocas Atividade 47 - Para recortar - Letras.D. Descrição e objetivos das atividades (DVD e impressas) Evocação, ativação de conhecimento prévio. Atividade 1 e 2. Identificação e nomeação de sons, com e sem figuras de apoio. Atividades 1 A, 1 B, 1 D, 1 C, 2 A e 2 B. Atividades 1 E, 1 F e 2 C para crianças alfabéticas. Identificação, nomeação e representação do som longo e som curto. Atividades 3 e 3 A. Identificação, nomeação e representação do som forte e som fraco. Atividades 4 e 4 A. Identificação e nomeação e representação de som grosso e som fino. Atividades 5 e 5 A. Identificação e nomeação e memória sequencial do padrão de duração, intensidade e frequência sonora. Atividade 4 A. Fornecer a música com ilustração para a criança acompanhar ou colorir enquanto aprende a cantar. Atividades 6, 6 B, 6 D e 6 G. Atenção auditiva. Direcionar a atenção da criança para duas, três e quatro palavras. Atividades 6 A, 6 E e 6 H. Seriação de palavras de acordo com o número de letras. Atividades 6 C e 6 I. Descoberta de que uma mesma letra pode estar presente em diferentes palavras. Atividade 6 F. Fornecer dois estímulos musicais e ter que selecionar um para dar uma resposta com desenhos, colagens ou movimentos corporais. Atividade 7. Desenvolver noções de frases utilizando parlendas. Analise e identificação das palavras que estão faltando. Atividade 8. Atividade 8 A para crianças alfabéticas. Atenção auditiva. Direcionar a atenção da criança para duas ou três vozes (palavras) de uma história. Atividade 9 e 9 B. Estimular a linguagem oral com o recontar de forma organizada com início, meio e fim. Atividades 9 A e 9 C. Memória e elaboração escrita. Atividade 10 A. Detecção de rimas. Atividades 10, 10 B, 10 E e 11. Atividade 11 A para crianças alfabéticas. Construção de rimas. Atividades 10 C e 10 F. Estimular a linguagem oral e consciência fonológica usando trava-língua. Atividade 12. Consciência silábica. Atividade 13, 14, 14 A, 14 B, 14 C, 14 D e 14 E. Inversão de sílabas. Atividades 15, 15 A, 15 B, 15 C, 15 D, 15 E, 15 F. Identificação e exclusão da sílaba inicial, final e medial. Atividade 16. Atividade 16 A, 16 B e 16 C para crianças alfabéticas. Quantificação de sílabas. Atividade 17 e 20. Identificação de sílaba inicial. Atividades 18, 19 e 23. Exclusão de sílabas. Atividade 21. Acréscimo de sílabas. Atividade 22. Identificação de sílabas em comum, independente da posição. Atividade 24. Consciência fonêmica. Identificação de som inicial. Atividades 26, 34, 35, 36, 37, 38, 39 e 40. Segmentação e manipulação de fonemas. Atividades 27, 28, 29, 30, 31, 32 e 33. Consciência fonêmica. Identificação de som final. Atividade 41. Associação letra som. Atividades 42, 43, 44, 45, 46 e 47.Autor : ZorziEditora : BooktoyISBN: 9788582980040Edição/Ano: 1/2015N° de páginas: 175Capa: Brochura
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