- Descrição
-
As autoras Cibele Boscolo, Fernanda Jardim, Karin Martins, Michele Galdino e Vivian Gatti explicam o caminho percorrido pelo som desde a captação até sua compreensão. As partes da orelha – externa, média e interna – são apresentadas, bem como a definição de deficiência auditiva condutiva, neurossensorial e mista; as causas da perda auditiva também ganham espaço. Sua classificação quanto ao local, grau e momento em que ocorre é descrita de forma simples.
O livro compartilha as diversas reações dos pais quando tomam consciência da deficiência auditiva dos filhos. Contatos com outros pais na mesma situação e obtenção do maior número de informações são apontados como caminhos à melhor compreensão e aceitação da condição da criança. Quanto às próteses auditivas, as autoras diferenciam as convencionais das retroauriculares e intra aurais.
Com a filosofia de que quanto antes for dado o diagnóstico, melhor será o desenvolvimento da criança, a obra descreve os primeiros sintomas que seriam sinais da perda auditiva. Assim, a suspeita pode começar em casa, para, portanto, haver o acompanhamento profissional desde cedo, o que é de grande valia ao desenvolvimento lingüístico da criança.
O implante coclear ocupa um capítulo inteiro. Capaz de substituir o órgão sensorial da audição, é indicado para os deficientes auditivos neurossensoriais bilaterais de graus severo e profundo. As autoras elucidam o implante, iluminam os passos que o deficiente auditivo deve seguir para ser candidato ao uso do aparelho e destacam o papel fundamental do fonoaudiólogo nesse processo.
No campo da linguagem, “O Deficiente Auditivo em Casa e na Escola” oferece ao leitor contato com o método de comunicação oralista e de sinais. O último permite a comunicação e a inserção do deficiente na sociedade, mesmo não sendo possível o uso do aparelho auditivo. Através de figuras, o leitor pode conferir o Alfabeto Manual e perceber que, independente do método comunicacional, é imprescindível a parceria entre familiares e profissionais, para promover o desenvolvimento esperado da linguagem na criança com perda auditiva.
Ao final, para facilitar a comunicação de pais e educadores com o deficiente auditivo, as autoras fornecem estratégias pedagógicas para que essa interação seja eficiente. “O Deficiente Auditivo em Casa e na Escola” não traz somente informações sobre o que é a perda auditiva, mas prova que é possível a inserção social do deficiente para a conquista de um desenvolvimento cognitivo satisfatório.
Sumário
Capítulo 1 - A orelha
Capítulo 2 – O caminho do som
Capitulo 3 - Deficiência auditiva : causas e classificações
Capítulo 4 - O Diagnóstico
Capítulo 5 - A Família : Sentimentos e Reações diante da Deficiência Auditiva dos Filhos
Capítulo 6 – O Aparelho Auditivo ou Prótese Auditiva
Capítulo 7- O Implante Coclear
Capítulo 8 - Formas de Comunicação do Deficiente Auditivo
Capítulo 9- A educação do Deficiente auditivo
Capítulo 10 - Orientações aos Familiares e Educadores - Comentários