- Descrição
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"Como em um coma induzido, a vida de muitos alunos está a espera de um milagre para se desenrolar. Ocorre que esta vida suspensa não impede a passagem do tempo, o sofrimento de quem está relacionado à questão e tampouco facilita a inclusão desses alunos no tempo e no espaço reais, aqueles que encontram ao saírem do coma.
Quando não se sabe claramente o que fazer e não se pode deixar de fazer algo, muitas vezes, o maior equívoco é se fazer de conta que algo foi feito. E essa é justamente a pior escolha, pois mais grave do que ser excluído é consolidar a dolorosa ilusão de que se é incluído.
É o que relata esta obra elaborada através das lentes multifacetadas daqueles que não conseguiram deixar de procurar o caminho mais adequado para que a inclusão social, de fato, ocorresse do ponto de vista da apropriação dos conhecimentos necessários para a inserção nas relações societárias." (Sandra Bozza) .
Sumário
Ter laudo, ou não ter laudo... Eis a questão?
José Pacheco
Incluindo o leitor...
Isabel Parolin
Antes de tudo... a inclusão escolar
Isabel Parolin
Encaminhamentos psicopedagógicos
Isabel Parolin
A escola inclusiva
Tiago Amorim
A psiquiatria no processo de inclusão
Gustavo Dória
A neurologia e os neurologistas no processo de inclusão
Vicente José Assencio Ferreira
A escola de apoio
Lia Salvador
Encaminhamentos legais
Tiago Amorim
Combinados de inclusão
Danielle Barriquello
E agora?... Dá pra finalizar?
Isabel Parolin
Declaração (1994) e Regresso (2009) à Salamanca - Comentários