- Descrição
-
Este livro é o resultado do desejo de transmitir os conhecimentos neurológicos coletados em 12 anos de aprendizado na Clínica de Neurologia Infantil do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, nos 25 anos de clínica neuropediátrica em consultório particular e nos 15 anos de cursos de neurofisiologia administrados em todos os cantos do Brasil, junto com o CEFAC (Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica).
É certo que não foi possível abranger todas as questões neurológicas e nem todos os detalhes de cada uma das doenças que têm inter-relação com a Ciência Fonoaudiológica. Entretanto, no Capítulo I é explanado como o sistema nervoso central decodifica os estímulos que recebe e os transforma em aprendizado ou idealiza uma resposta motora. Estão relatados, ainda, detalhes básicos da contração muscular e das diferentes funções desempenhadas por cada uma das partes do cérebro, incluindo os sistemas piramidal e extrapiramidal.
No Capítulo II se dá destaque ao maior dos desafios do especialista em fonoaudiologia: as afasias. Além do aspecto neuranatômico da linguagem, é dado enfoque à classificação das diferentes formas clínicas. Para tanto, a participação da Dra. Ana Paula Machado Goyano Mac-Kay, que tão bem conhece o assunto, foi imprescindível.
O Acidente Vascular Encefálico (AVE) recebeu destaque especial não só pela sua freqüência, mas também pelas múltiplas conseqüências que determina nas estruturas envolvidas com o tratar do(a) fonoaudiólogo(a). O Capítulo III realça os dados mais importantes que devem ser levados em consideração frente a um paciente vitimado por um AVE, tanto na fase aguda como na de seqüela estabelecida.
O Capítulo IV os detalhes histológicos e topográficos dos Tumores Encefálicos são analisados minuciosamente, sem contudo tecer considerações não apropriadas ao vocabulário de quem tem interesse apenas em tratar das conseqüências que adveêm do tratamento médico cirúrgico ou quimioterápico.
As Doenças Desmielinizantes e as Degenerativas têm seus aspectos teóricos e sinais clínicos descritos nos Capítulos V e VI, respectivamente. Houve a preocupação de citar os grupos de uma forma geral, mas dando maior ênfase às doenças mais comuns no dia-a-dia: Esclerose Múltipla, Guilain-Barré, Parkinson, Esclerose Lateral Amiotrófica, Alzheimer e Coréia de Huntigton.
A Criança Hiperativa não podia ficar de fora desta obra, pois é uma das queixas mais freqüentemente referidas pelos pais e professores de crianças que necessitam do atendimento fonoaudiológico. No Capítulo VII, a preocupaçãomaior é esclarecer o diagnóstico diferencial entre o que é Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade e o que é falta de limites!
Por fim, o Capítulo VIII é envolvente por trazer, não especificadamente uma doença, mas sim um grupo de síndromes neurológicas de interesse para quem trabalha em consultório de fonoaudiologia. São transtornos raros mas que sem dúvida um dia estarão à sua porta pedindo orientação.
Se você leitor(a) não encontrar aqui alguns tópicos neurológicos importantes, que não deveriam ter sido esquecidos, me perdoe pela omissão, mas saiba que nos demais títulos da Coleção CEFAC, alguns deles podem ser encontrados, com enfoques específicos da área de fonoaudiologia.
Vicente José Assencio-Ferreira - Comentários