- Descrição
-
É inegável o crescente avanço das neurociências e sua enorme contribuição no sentido de aumentar nossa compreensão quanto ao funcionamento do cérebro. Hoje podemos entender melhor como tornar o processo de aquisição de conhecimentos mais objetivo,prático e facilitado, modificando a forma como lidamos com as informações novas e as integramos àqueles já existentes. Neste mecanismo reside o processo de aprendizagem, sua conservação e recuperação na forma de memórias.
Este livro, escrito por profissionais reconhecidos em suas áreas de atuação, pretende trazer para o universo daqueles que trabalham com desenvolvimento e aprendizagem, o que atualmente tem sido estudado na interface entre neurociências e educação. Nosso objetivo é o de fazer com que as informações desta obra possam ser diretamente aplicadas á prática clínica e pedagógica, explorando os seguintes temas:
Sumário
Capítulo 1 - Introdução as neurociências
Capítulo 2 - Atenção e memória
Capítulo 3 - Crescimento, desenvolvimento e envelhecimento do sistema nervoso
Capítulo 4 - Funções Vísuo-construtivas, praxias e agnosias
Capítulo 5 - Pensamento, inteligência e funções executivas
Capítulo 6 - Linguagem e cognição
Capítulo 7 - Processamento auditivo central
Capítulo 8 - Aprendizagem e habilidades acadêmicas
Capítulo 9 - A análise do processamento ortográfico e suas implicações no diagnóstico dos transtornos de aprendizagem
Capítulo 10 - Avaliação das funções cognitivas na criança, no adolescente e no adulto
Capítulo 11 - Neurociência na educação I
Capítulo 12 - Neurociência na educação II
- Comentários