- Descrição
-
Baseados em estudos de Neurociências, estes manuais apresentam todos os tipos de desafios, dos mais simples aos mais complexos. Estimulam o raciocínio lógico, a compreensão, a expressão, a memória, a percepção, a atenção e a criatividade, possibilitando ao aluno uma maior destreza mental. Crianças que os utilizam ficam mais espertas e aprendem a pensar de modo mais efetivo.
A coleção Manuais Papaterra-Escolas compreende quatro livros em ordem crescente de dificuldade, apresentando cada um dos níveis (1,2,3 e 4) grande variedades de exercícios.
O nível 1 pode ser indicado para criança a partir do Segundo Ano do ensino fundamental, o Nível 2 para crianças do Terceiro Ano, o Nível 3 para alunos do quarto e o nível 4 para o quinto ano ou conforme a orientação da escola.
PALAVRAS, PALAVRAS, PALAVRAS1. Completando palavras
1.1 - Escolhendo sinônimos
1.2 - Fazer como no exercício anterior
2. Formando palavras
2.1 - Completar os espaços das palavras à esquerda com as letras que formam as palavras da direita
2.2 - Inserindo palavras dentro de outras
2.3 - Palavras formadas a partir de outras
2.4 - Formando palavras a partir de descrições
2.5 - Formar palavras com as letras do próprio nome
3. Múltiplos significados
4. Palavras imbricadas
5. Transformando palavrasCONHECIMENTOS GERAIS
1. Vocabulário
1.1- Escolhendo sinônimos
1.2 - Múltipla escolha
1.3 - O que é?
1.4 - Qual a palavra que possui estes significados
1.5 - Estes verbos referem-se a quais destes vocábulos
1.6 - Completar com as seguintes palavras
1.7 - Qual destes vocábulos não pertence ao conjunto?
1.8 - Adjetivos: características negativas
1.9 - Descrevendo situações hipotéticas
2. Relacionando
3. Pessoas, pessoas e mais pessoas
3.1 - O que estas pessoas têm em comum?
3.2 - Descubra a pessoa famosa pela descrição e iniciais
3.3 - Prenomes
3.4 - Sobrenomes
4. Siglas
5. AbreviaturasLINGUAGEM FIGURATIVA
1. Completar os provérbios com Quem
2. Completar os provérbios com Cada E Onde
3. Formando provérbios com as palavras
4. Completar os provérbios
5. Humor: ditados populares
6. Assinalar o provérbio que melhor se adapta às situações
7. Reconhecendo o uso de provérbios e expressões idiomáticas
8. Circular a definição que apresenta o sentido mais próximo à expressão dada
9. Completar as seguintes expressões idiomáticas
10. As expressões correspondem às frases da página à direita
11. O que significa
12. Explicando linguagem figurativaCRIATIVIDADE
1. Desenvolvendo um pensamento criativo
2. Considerando a segunda frase, determine as frases
3. A mesma frase pode ser completada de maneiras diferentes
4. MOTIVOS: respondendo às questões
5. Consequências
6. Solução de problemas: pensamento criativo
7. Solução de problemas: equipamento faltando
8. Escreva tudo o que você se lembra que seja
9. Cite coisas ou situações que
10. Conceitos
11. Possibilidades
12. Julgamentos
13. Bestialógico: discurso despropositado
14. Palíndromos
15. Você sabe o que é um Haikai?
16. O que estas palavras abaixo têm em comum?
17. Respondendo perguntas com outras perguntas
18. Pense e escreva usos incomuns para
19. Expressando ideias e comentários sobre situações específicas
20. CitaçõesPARA QUEBRAR A CABEÇA
1. Exercícios de lógica
2. Números mágicos
3. Sequencias de números
4. Colocando sinais
5. Desafios
6. Quem é baiano? quem é o dono da Kombi?
7. Quem é o dono da zebra?
8. Charadas
8.1. Resolvendo charadas simples
8.2. Resolvendo charadas mais complexas
8.3. Mais charadas
8.4. Outras
8.5 - Mais charadas ainda - Comentários