- Descrição
-
Vivemos, atualmente, a consciêncian dos fundamentos da educação e, portanto, de valorização da criança.
Quando, em várias partes deste nosso imenso Brasil, faltam ainda escolas, carteiras, livros, condução e, até mesmo professores, será relevante um manual voltado para a saúde vocal infantil?
Minha resposta é sim, com certeza. Vejamos por quê.
Quando aprendemos a decifrar a conduta vocal de um indivíduo adulto e a associarmos à sua história de vida compreendemos melhor a importância de prevenir condições deficientes ou pouco eficazes de comunicação profissional e/ou social.
Quem já criou e dirigiu um setor de atendimento em fonoaudiologia em um ambiente pedagógico, como o que mantivemos durante tantos anos no Serviço de Saúde Escolar do Instituto de Educação do Rio de Janeiro, compreende a relevância de incluir uma área dedicada exclusivamente à voz. Muitas crianças atendidas no Setor acabam freqüentando-a, com grande benefício para o seu tratamento na área de psicologia. Toda a suaconduta se beneficia: respira melhor, dorme melhor, aprende a utilizar-se da voz "com o mínimo de esforço e o máximo de rendimento" (como é o objetivo da autora do presente manual), aprendendo, com isso, a agir, trabalhar e se divertir de forma menos extenuante.
Se pais, professores e orientadores compreenderem e colaborarem para a prevenção deste estresse de formação, teremos, então, pelo menos em grande parte do nosso país, uma geração mais saudável e mais bem preparada para a sua natural capacidade de comunicação.
A Professora Silvia Pinho, autora do presente manual, dispensa apresentações, pois é sobejamente conhecida não só por seus trabalhos científicos como pelas magníficas aulas que vem ministrando por este Brasil afora, em especial no eixo Rio-São Paulo.Edmée Brandi
Sumário:Hidratação do Organismo
Gritar sem suporte respiratório ou falar com esforço
Golpe de glote
Tossir ou pigarrear excessivamente
Falar em ambientes ruidosos ou abertos
Imitar ruídos e falar forte ou com a voz soprosa
Utilizar tom grave (GROSSO) ou agudo (FINO) demais
Falar excessivamente durante quadros gripais ou crises alérgicas
Falar em ambientes secos , empoeirados ou de fumantes
Praticar exercícios físicos falando
Falra demasiadamente
Rir alto e chorar em excesso
Discutir com frequência
Cantar de forma inadequada ou abusivamente ou fazendo parte de corais e teatro sem preparo vocal
Alimentação
- Comentários