- Descrição
-
reúne as experiências e vivências construídas durante muitos anos por um grupo de profissionais, tendo como foco a interdisciplinaridade e, como base, a atitude de respeito pelo saber do outro. Oferece suporte prático para estudantes e jovens fonoaudiólogos que desejem qualificar a sua forma de atuação. Cada capítulo é um ensaio sobre metodologias, estratégias, que oferecem algo mais que os manuais comuns. Fornecem a compreensão do posicionamento filosófico e conceitual de cada autor, além dos saberes necessários ao fonoaudiólogo para dar um atendimento de qualidade aos seus pacientes. Trata-se de uma obra que provoca e instiga discussões, debates e análises.
Sumário1. Desenvolvimento Neuropsicológico
2. Estimulação e Adequação da Linguagem Infantil sob Enfoque Cognitivo
3. Análise Linguística e Enunciação - As Apraxias e o Problema da Significação
4. Comunicação Aumentativa e Alternativa - Abordagem Enunciativa
5. Práticas de Letramento na Educação do Surdo - Reflexões sobre a Construção de Sentidos e a Relevância em Contar Histórias
6. Reflexões sobre a Avaliação de Processamento Auditivo na Infância
7. Reabilitação Fonoaudiológica - Do Processamento Auditivo na Infância
8. Avaliação Fonológica da Criança Adaptada - AFCA
9. Fonoterapia da Fala de Enfoque Fonológico
10. Fonoterapia da Fala de Enfoque Fonético
11. Avaliação Audiológica Pediátrica
12. Avaliação Eletrofisiológica da Audição em Crianças
13. Alterações Vocais na Infância
14. Disfonia Infantil - Da Compreensão ao Tratamento
15. Atuação nos Distúrbios Miofuncionais Orofaciais
16. Disfagia Infantil - Considerações sobre a Avaliação Fonoaudiológica no Ambiente Hospitalar
17. Repensando a Fonoaudiologia na Escola
18. Clínica da Infância na Saúde Coletiva - Avanços e Desafios - Comentários