- Descrição
-
Dificuldades na leitura e escrita comprometem toda a escolaridade do aprendiz, pois ambas as habilidades representam as bases do processo educativo. Inúmeras são as causas para tais déficits e ainda há incontáveis maneiras de intervenção, de acordo com a raiz da dificuldade.
Sobre estas premissas, são escritos os capítulos de “Dislexia e outros distúrbio da Leitura – Escrita”, que trazem estratégias e dicas para avaliação e tratamento de desvios de aprendizagem, em uma abordagem cognitiva que contempla o educando dentro e fora das relações do espaço escola.
A obra discorre sobre o papel da Fonoaudiologia no saneamento de um panorama educacional brasileiro insuficiente, que gera, inclusive, exclusão social. Além das disfunções fonoaudiológicas, os autores esclarecem diferentes caminhos para o diagnóstico de ordem neurológica, descrevendo o comportamento dos alunos em cada dificuldade apresentada. A obra explica a anatomia cerebral e o funcionamento neural durante a manipulação e aquisição do conhecimento.
Dentre os distúrbios, a obra destaca a dislexia, esmiuçando sua classificação e complexidade através de autores nacionais e internacionais. Dedica, por fim, atenção especial à interferência da oralidade na ortografia, expondo programas de intervenção pertinentes.
“Dislexia e outros distúrbio da Leitura – Escrita” é um mergulho teórico, amparado pelo universo prático e experimental, que oferece uma renovação no ensino e propõe uma alfabetização adequada, eficiente e inclusiva.
Sumário
Capítulo 1
Questões e desafios atuais na área da aprendizagem e dos distúrbios de leitura e escrita
Simone Aparecida Capellini e Ana Luíza Gomes Pinto Navas
Capítulo 2
Distúrbios de atenção e da memória
Telma Pantano
Capítulo 3
Neurofisiologia da linguagem oral e escrita
Margarete Zanardo Gomes
Capítulo 4
Organização funcional do cérebro no processo de aprender
Vicente José Assencio-Ferreira
Capítulo 5
Avaliação e diagnóstico Psicopedagógico nos distúrbios da aprendizagem
Telma Pantano
Capítulo 6
Avaliação e diagnóstico Fonoaudiológico nos distúrbios de Aprendizagem e Dislexias
Simone Aparecida Capellini, Ana Paula de Castro Silva, Cláudia da Silva e Fábio Henrique Pinheiro
Capítulo 7
Avaliação, diagnóstico neurológico e achados em neuroimagem nos distúrbios de aprendizagem e dislexias
Rubens Wajnsztejn
Capítulo 8
Fonética e Fonologia aplicadas à aprendizagem
Zuleica Camargo e Ana Luiza Gomes Pinto Navas
Capítulo 9
Processamento auditivo e as dificuldades de escrita
Mari Ivone Lanfredi Misorelli e Silvia Ruschel
Capítulo 10
A alfabetização: uma proposta para ensinar crianças com dificuldades de aprendizagem
Jaime Luiz Zorzi
Capítulo 11
Problemas de aprendizagem e ortografia. Crianças Escrevendo Errado: O Que Fazer?
Jaime Luiz Zorzi
Capítulo 12
Programas de Intervenção nas alterações de leitura e escrita
Maria Inês Abranches de Oliveira Santos - Comentários