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Propiciar o domínio da ortografia, de forma competente, é um dos desafios de nossa educação. Para muitos, aprender a escrever corretamente é uma tarefa bastante complicada, resultando em falhas que comprometem significativamente o aprendizado e a qualidade da escrita. Muitas são as dúvidas de educadores e de clínicos a respeito da ortografia: Os erros devem ou não ser corrigidos? Qual o melhor método para corrigir? Por que os aprendizes não fixam as regras ensinadas? Não basta ler bastante para aprender a escrever bem? O que podemos dizer é que o domínio da ortografia depende de ensino, principalmente de um bom ensino. Dominar a escrita requer a compreensão de como funciona o sistema ortográfico da língua, e não simplesmente de atividades esporádicas ou mecânicas de correção. O ensino, quer dentro das escolas ou na prática clínica, deve ser planejado e sistematicamente apresentado para garantir o aprendizado eficaz da escrita. As 146 atividades propostas nesta publicação estão divididas em sete partes, as quais abordam os principais e mais frequentes tipos de erros observados no aprendizado da ortografia da língua portuguesa escrita no Brasil: • As representações múltiplas, responsáveis pela maior parte dos erros de escrita; • As omissões de letras; • As diferenças entre falar e escrever; • Como saber se devemos usar “am” ou “ão” no final de palavras; • Como separar corretamente as palavras; • A confusão entre letras com sons muito parecidos: as trocas surdas / sonoras e • A inversão das letras. Para todos aqueles que querem superar seus erros de escrita, um bom trabalho! Sumário: Parte 1. Representações Múltiplas Parte 2. Omissões de letras Parte 3. Escrever e falar Parte 4. Como saber se devemos usar “am” ou “ão” no final de palavras? Parte 5. Como separar corretamente as palavras quando escrevemos? Parte 6. Que letra usar quando os sons são muito parecidos: F ou V; CH/X ou J/G; P ou B; T ou D; C, Q ou G; S ou Z? Parte 7. Qual a ordem certa das letras nas palavras? É “as” ou “sa”, “pra” ou “par”, “al” ou “la”?
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