- Descrição
-
Contém: 2 unidades.
A dedeira-escova-massageadora Dedemass é fabricada pela Pró-Fono e confeccionada com material macio e de fácil limpeza. Visa principalmente a escovação dos primeiros dentinhos da criança após ingestão de líquidos ou mastigação de quaisquer alimentos.
Apresenta dois tipos de comprimento de região áspera: uma mais curta, para a higienização dos dentes centrais e das saliências e reentrâncias curvas dos dentes laterais. O segundo tipo, com região áspera mais comprida, para a dentição lateral.
No seu uso diário, esta escovação deverá seguir a seguinte direção: nos dentes superiores com manuseios vindos da gengiva de cima para baixo; nos dentes inferiores de baixo para cima.
Sugestões para o uso fonoaudiológico da Dedemass, fornecidas pela fonoaudióloga Maristela Gnecco de Proença, para o favorecimento do desenvolvimento sensoriomotor adequado da musculatura oral:
. estimular sensorialmente a região perioral com pressionamentos, visando uma postura amadurecida de vedamento labial.
. massagear a papila palatina e ponta de língua, guiando o movimento de deglutição, evitando o pressionamento da língua nos dentes, tão freqüente em crianças com problemas ortodônticos.
. escovar a língua ântero-lateralmente, para ocasionar lateralização e aumento de contração desta na manutenção do alimento na região dos dentes molares, propiciando mastigação mais eficiente.
. estimular a mordida em bebês que ainda não apresentam dentes, ou que estes estejam em atraso, massageando as gengivas superiores e inferiores (alvéolos) sem ocasionar dor na criança ou no dedo do adulto.
. auxiliar na prevenção ortodôntica de mordidas cruzadas, principalmente no cruzamento dos dentes incisivos e/ou caninos de dentição decídua, fazendo pressão contrária a este cruzamento frente a facilitação da mordida da criança no dedo do adulto revestido com a Dedemass.Observação: recomenda-se a utilização individual da Dedemass por motivos de higiene. Para sua limpeza, basta lavar com água e sabão após o uso ou despejar água fervente em caso de crianças de 3 a 12 meses.
(Agradecemos a fonoaudióloga Maristela Gnecco de Proença pela elaboração deste texto). - Comentários