Ao longo do tempo, têm surgido diversas estratégias para avaliar a função respiratória nasal com a finalidade de diagnosticar patologias, monitorar a intervenção terapêutica, documentação médico-legal e investigações sobre os efeitos de medicamentos sobre a mucosa nasal. À medida que as investigações comprovaram que diversas patologias podem ser desencadeadas por um padrão respiratório inadequado, os objetivos foram se ampliando com a finalidade de realizar um exame cada vez mais minucioso.
Assim, com a finalidade de alcançar os objetivos da avaliação fonoaudiológica, baseado nos planejamentos de Marchesan, Di Francesco, Tessitore, Pierotti, Barreto, Genaro e cols, desenvolvemos o Protocolo de Avaliação Fonoaudiológica da Respiração – PEFOR – com pontuação.
O mesmo contém aspectos relevantes para a avaliação da respiração, nos quais se inclui dados da entrevista clínica, anamnese, exploração clínica e utiliza o teste de permeabilidade expiratória com a placa oronasal adaptada por Susanibar.