- Descrição
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Foi desenvolvido com o objetivo de estimular o processamento fonológico, que está intimamente relacionado ao aprendizado da leitura e da escrita.As atividades propostas envolvem as seguintes tarefas:
• Identificação e discriminação de palavras repetidas.
Ex.: Vou ler três pares de palavras e depois você vai me dizer qual palavra está repetida:
dar par lar
dar bar mar• Identificação de sílabas iguais em palavras.
Ex.: Vou falar duas palavras que têm uma sílaba igual. Você vai me dizer qual é a sílaba que elas têm em comum: peixe – peito - R: pei• Identificação de sílabas diferentes em palavras.
Ex.: Vou falar duas palavras que têm uma sílaba diferente. Você vai me dizer quais são essas sílabas: rico – soco - R: ri e so• Exclusão, adição e síntese de sílabas.
Ex.: Se você tirar a sílaba “ra” da palavra rato e colocar a sílaba “pa”, que outra palavra forma? R: pato• Identificação de fonemas iguais em palavras.
Ex.: Vou falar duas palavras que têm apenas um som igual. Você vai me dizer que som é: fada – fino R: [f]• Identificação de fonemas diferentes em palavras.
Ex.: Vou falar duas palavras que têm apenas um som diferente. Você vai me dizer que sons são esses: vez – fez R: [v] e [f]• Exclusão, adição, síntese e segmentação de fonemas.
Ex.: Se você tirar o som [m] da palavra mais e colocar o som [k], que outra palavra forma? R: caisA opção Corrida das Cores (verso) pode ser utilizada com crianças em processo de alfabetização ou com dificuldades de leitura, onde o terapeuta será sempre o leitor das perguntas.
ATENÇÃO!! As cartelas deverão ser recortadas pelo usuário.
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