Em clima descontraído, autores compartilham suas experiências e vivências para orientar o pensamento sobre o desenvolvimento da aprendizagem na escola e no ambiente clínico. Cada capítulo reúne pesquisas e práticas e relata diferentes abordagens a respeito de nossa estrutura educacional.
Além de discutir a espistemologia da psicopedagogia nos três níveis descritos por Jorge Visca, de propor tratamentos a educandos, defendendo o respeito e a valorização destes seres pensantes, e de tocar a evolução da consciência nos processos simbólicos e cognitivos, a obra ainda propõe o acompanhamento psicológico diante do contexto sócio-cultural, onde são fornecidas ferramentas para o aprendiz construir e reconstruir saberes. A obra também esclarece a didática que contempla o acolhimento de extremos e o aproveitamento das aptidões identificadas em cada criança; este caminho considera o ambiente e as experiências adquiridas para elaborar pensamentos e projetar atitudes a partir de estímulos externos. Neste processo, é ressaltada a necessidade do enfrentamento de obstáculos psíquicos e físicos e enumera-se os benefícios do aprendizado lúdico, que estimula a criatividade e promove a autonomia do indivíduo. Vivendo o sentimento de inclusão, “Aprendizagem na diversidade” explana sobre o trabalho psicopedagógico em crianças e adultos, de modo a conciliar as exigências da sociedade moderna com métodos compatíveis e avessos a vícios de aprendizagem.
Esta evolução defendida não se inicia nem sem encerra na obra, ao contrário, faz sentido quando refletida em cada passo do sistema educacional brasileiro .