- Descrição
-
Este livro traz informações básicas sobre seis diferentes condições que cursam com necessidades educacionais especiais, a saber: Distúrbios de Aprendizagem, Distúrbios da Comunicação, Distúrbios do Processamento Auditivo Central, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, Deficiência Intelectual e Transtornos do Espectro do Autismo. Destina-se ao professor que recebe em sua sala regular alunos que apresentam tais condições e esteja interessado em recomendações e sugestões acerca de condução de atividades em sala de aula, condutas pedagógicas, prevenção, processo de avaliação e recursos adicionais, além de deveres dos educadores e dos familiares.
Não se trata exatamente de um livro que discorra de forma abrangente e completa sobre as condições que geram necessidades educacionais especiais; tampouco de uma espécie de manual que possa dirimir toda e qualquer dúvida do professor em relação tanto ao seu aluno quanto às próprias atitudes e condutas pedagógicas. Há aqui um conjunto de sugestões a serem refletidas pelo educador para, a partir dessas reflexões, se transformarem ou não em práticas pedagógicas efetivas e eficazes.
Depois disso embasados em literatura pertinenente, relacionamos sugestões para condução de atividades em sala de aula, condutas pedagógicas, processo de avaliação e recursos adicionais. A final, alancamos os deveres básicos tanto dos educadores quanto dos familiares no que concerne à promoção de bons resutlados na escolarização de alunos com necessidades educacionais especiais.
- Comentários