- Descrição
-
O presente livro tem como intuito abordar os principais transtornos do neurodesenvolvimento sob a perspectiva interdisciplinar de forma a reunir informações de áreas diferentes da saúde e educação.
Colaboram com a escrita, profissionais da psicologia, Neuropsicologia, Fonoaudiologia, Psicomotricidade,psicopedagogia,fisioterapia,neuropediatria e psiquiatria da infância e adolescência.
O material foi organizado de maneira lógica e sequencial, apresentando as características da dislexia, do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e do transtorno do espectro autista (TEA), procedimentos de avaliação para o diagnóstico, principais formas de intervenções terapêuticas e políticas públicas para inclusão. Também inclui um capítulo especial a respeito do acidente vascular cerebral na infância e na adolescência. O livro é destinado, principalmente, a pais e educadores, e também pode servir de material de consulta para os profissionais da saúde.
SumárioParte 1 – Conceitos e Definições
Capítulo 1 – Caracterização dos encaminhamentos a um centro de investigação das dificuldades de aprendizagem e da atenção.............................. 21
Ricardo Franco de Lima | Fernanda Caroline Pinto da Silva | Sylvia Maria Ciasca
Capítulo 2 – O que são transtornos de aprendizagem (TA)?.................. 29
Sylvia Maria Ciasca | Ricardo Franco de Lima
Capítulo 3 – O que é o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)?.............................39
Mariana Coelho Carvalho Fernandes | Márcia Maria Toledo | Adriana Nobre de Paula Simão
Capítulo 4 – O que são Transtornos do Espectro Autista (TEA)?........... 49
Fernanda Caroline Pinto da Silva | Talita Meneses de Almeida Bastos | Márcia Maria de Toledo | Silvyo David Araújo Giffoni | Fernando de Lucca Zezza
Parte 2 – Avaliação
Capítulo 5 – Diagnóstico interdisciplinar dos transtornos do neurodesenvolvimento..............................71
Silvyo David Araújo Giffoni | Ricardo Franco de Lima | Carolina Camargo de Oliveira | Sônia das Dores Rodrigues | Rita de Cássia Coutinho Fornasari | Fernando de Lucca Zezza
Parte 3 – Intervenções
Capítulo 6 – Intervenção terapêutica nos transtornos de aprendizagem (TA).............................101
Ricardo Franco de Lima | Rita de Cássia Coutinho Fornasari | Sônia das Dores Rodrigues
Capítulo 7 – Intervenção terapêutica no transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)..................121
Adriana Nobre de Paula Simão | Mariana Coelho Carvalho Fernandes | Márcia Maria Toledo
Capítulo 8 – Intervenção terapêutica nos transtornos do espectro autista (TEA)..................................127
Fernanda Caroline Pinto da Silva | Márcia Maria Toledo | Silvyo David Araújo Giffoni
Capítulo 9 – Orientação educacional: abordagem psicopedagógica ..... 141
Rachel Coppola Cristina Orsi | Sonia das Dores Rodrigues
Capítulo 10 – Experiência de intervenção psicossocial nos transtornos do neurodesenvolvimento.......................151
Fernanda Caroline Pinto da Silva | Carolina Costa de Oliveira | Ricardo Franco de Lima
Parte 4 – Políticas Públicas
Capítulo 11 – Políticas públicas educacionais para indivíduos com transtornos do neurodesenvolvimento..................161
Sonia das Dores Rodrigues | Rachel Cristina Coppola Orsi
Parte 5 – Complementar
Capítulo 12 – Acidente vascular cerebral (AVC) na infância e adolescência: aspectos evolutivos e desempenho escolar........................ 183
Karla Maria Ibraim da Freiria Elias | Carolina Camargo de Oliveira | Janaína Aparecida de Oliveira Augusto | Maria Valeriana Leme de Moura-Ribeiro
Apêndice
- Comentários