A vida é um processo de aprendizagem; a adaptação do indivíduo às mudanças cotidianas é um exercício vital à sobrevivência. Esta visão global e o intercâmbio entre o legado escolar e extra-escolar, preparam o ser humano para o convívio em comunidade. Preocupada com os caminhos do ensino atual e a formação dos estudantes, Laura Monte Serrat Barbosa realiza a obra “A Psicopedagogia e o momento do aprender”, que busca resgatar a função do ensino, através de métodos psicopedagógicos.
Hoje, há uma procura por ensinos voltados ao exame vestibular, em detrimento do aperfeiçoamento humano. No livro, a autora explora a última vertente ao narrar sua experiência no colégio Terra Firme, que mira a conscientização e o desenvolvimento simbólico. Para Barbosa, a escola deve desenvolver individualidades que ajam positivamente no espaço coletivo. Diante disso, defende o papel do professor no estímulo à vontade do saber; ele deve entender o aprendiz em suas dificuldades, sem confundi-lo com o desvio em si. A obra também relaciona a estrutura familiar com a capacidade de desenvolver tarefas e a intelectualidade.
A autora apresenta teoria e relata sua experiência no trabalho em grupo; indica como o coordenador de um grupo deve proceder para que consiga orientar as decisões dos integrantes em prol de um objetivo. Para Barbosa, neste aprendizado evidencia-se a figura do aprendiz e não a do educador, restando para o último, intervenções momentâneas para conduzir e suscitar a vontade de aprender.
O conhecimento deve ser a ferramenta para o aluno entender o mundo, questioná-lo e mudá-lo; “A Psicopedagogia e o momento do aprender” propõe alternativas pedagógicas que privilegiem o aprendizado não apenas daquilo que é prático, mas de um conteúdo que forneça bases para a elaboração de novos conceitos. A autora relê diversos autores, e os confronta com a realidade, com a pedagogia e com os métodos pedagógicos hoje utilizados, sempre acreditando que ensinar a aprender, é o viés para se desenvolver o pensar.
Sumário
CAPÍTULO 1 - MOMENTO DE APRENDER A APRENDER
CAPÍTULO 2 - MOMENTO DE APRENDER SOBRE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
CAPÍTULO 3 - MOMENTO DE APRENDER SOBRE A INTEIREZA E O INACABAMENTO
Investigando a dificuldade para aprender, sem perder a visão de inteireza e incompletude
CAPÍTULO 4 - MOMENTO DE APRENDER A CONVIVER
A sovivência
CAPÍTULO 5 - MOMENTO DE APRENDER E ENSINAR, EM GRUPO E COM O GRUPO
Um pouco da história de um autor e do seu estudo sobre grupo
História do vivido
O grupo, a história de cada um e a aprendizagem
CAPÍTULO 6 - MOMENTO DE APRENDER A FOCAR NO APRENDER – A FORMAÇÃO DE EDUCADORES
Projeto para mudança de concepção sobre o aprender
Coordenadores pedagógicos - o resgate da sua função
Formação contínua de educadores - uma vivência
PARA FINALIZAR - MOMENTO DE APRENDER SOBRE A PSICOPEDAGOGIA COMO UMA UNIDADE
REFERÊNCIAS